Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Francisco do Sul

Laudo sobre incêndio deve sair em 60 dias

Rotina na cidade do litoral catarinense, afetada pela fumaça tóxica, deve ser totalmente retomada a partir de hoje

O laudo sobre as causas da combustão em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul (litoral norte de Santa Catarina) pode demorar até 60 dias, segundo o tenente e chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros catarinense André Pratts.

A perícia está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Instituto Geral de Perícias do Estado.

Se for uma causa de fácil identificação, como um curto-circuito, o laudo pode ser finalizado em poucos dias. O prazo pode chegar a 60 dias em caso de incêndio criminoso ou reação química, quando amostras devem ser analisadas em laboratório.

Segundo Pratts, o trabalho começou na quarta-feira passada e foi realizado em paralelo ao combate às chamas. "Eles fotografaram as provas e acompanharam o trabalho dos bombeiros para evitar que as amostras se perdessem", diz Pratts.

Ainda de acordo com o tenente, essa etapa costuma durar até dez dias. Em São Francisco do Sul, deve acabar até o fim desta semana.

Segundo o governo de Santa Catarina, técnicos da Fatma, órgão ambiental do estado, e do Ibama estão analisando os danos ambientais provocados pelo incêndio.

Alvará

Pratts afirmou que o Corpo Militar de Bombeiros do Estado não concedeu alvará ao depósito da Global Logística. Em entrevista ao jornal Diário Catarinense publicada na sexta-feira, o sócio-proprietário da empresa, Cláudio dos Santos, disse que tinha o "alvará de licença para construção" e que "foi feita vistoria dos Bombeiros de São Francisco do Sul".

A legislação do estado autoriza os municípios a firmar contratos com bombeiros voluntários, que podem emitir alvarás desde que respeitem as normas estabelecidas pela legislação estadual.

Enquanto os trabalhos de perícia seguem, São Francisco do Sul volta à rotina. Desde sexta-feira, o transporte público, a coleta de lixo e o porto estão funcionando. A previsão é que hoje a cidade volte à sua vida normal com escolas, bancos e órgãos públicos abertos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.