• Carregando...

Mapeamento

Para evitar que o incidente se repita, o governo de Santa Catarina anunciou na sexta-feira o mapeamento dos cinco portos catarinenses e de seus entornos. As vistorias devem começar neste início de semana e durar um mês.

O laudo sobre as causas da combustão em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul (litoral norte de Santa Catarina) pode demorar até 60 dias, segundo o tenente e chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros catarinense André Pratts.

A perícia está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Instituto Geral de Perícias do Estado.

Se for uma causa de fácil identificação, como um curto-circuito, o laudo pode ser finalizado em poucos dias. O prazo pode chegar a 60 dias em caso de incêndio criminoso ou reação química, quando amostras devem ser analisadas em laboratório.

Segundo Pratts, o trabalho começou na quarta-feira passada e foi realizado em paralelo ao combate às chamas. "Eles fotografaram as provas e acompanharam o trabalho dos bombeiros para evitar que as amostras se perdessem", diz Pratts.

Ainda de acordo com o tenente, essa etapa costuma durar até dez dias. Em São Francisco do Sul, deve acabar até o fim desta semana.

Segundo o governo de Santa Catarina, técnicos da Fatma, órgão ambiental do estado, e do Ibama estão analisando os danos ambientais provocados pelo incêndio.

Alvará

Pratts afirmou que o Corpo Militar de Bombeiros do Estado não concedeu alvará ao depósito da Global Logística. Em entrevista ao jornal Diário Catarinense publicada na sexta-feira, o sócio-proprietário da empresa, Cláudio dos Santos, disse que tinha o "alvará de licença para construção" e que "foi feita vistoria dos Bombeiros de São Francisco do Sul".

A legislação do estado autoriza os municípios a firmar contratos com bombeiros voluntários, que podem emitir alvarás desde que respeitem as normas estabelecidas pela legislação estadual.

Enquanto os trabalhos de perícia seguem, São Francisco do Sul volta à rotina. Desde sexta-feira, o transporte público, a coleta de lixo e o porto estão funcionando. A previsão é que hoje a cidade volte à sua vida normal com escolas, bancos e órgãos públicos abertos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]