• Carregando...

O Ministério da Saúde começou nesta segunda-feiar (27) a aplicação do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa será realizada em 169 municípios de todos os estados.

O objetivo do mapeamento de risco da dengue é identificar, nos municípios, as áreas que apresentam maior risco de formação de criadouros do mosquito transmissor. Essa identificação permitirá a adoção de medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Entre os municípios escolhidos como prioritários para o controle da doença, 30% já coletaram os dados do LIRAa, segundo o Ministério da Saúde. Nesses municípios a próxima etapa será a análise laboratorial do material coletado e a elaboração do relatório. Os agentes da vigilância sanitária estão na fase de coleta das amostras em 59% dos municípios, que farão o levantamento este ano. As 19 cidades restantes farão o estudo na primeira semana de novembro. Os resultados do levantamento serão divulgados no próximo dia 19, em Brasília.

O LIRAa é realizado anualmente pelas prefeituras no período de outubro a novembro. Os municípios que participam do levantamento estão entre os 633 cidades consideradas prioritários pelo Ministério da Saúde para o controle da dengue. As 169 cidades foram escolhidas entre as prioritárias por serem regiões metropolitanas ou capitais, terem mais de 100 mil habitantes ou apresentarem maior risco.

O Ministério da Saúde investirá, este ano, no combate dengue, R$ 1,08 bilhão, o que representa aumento de 23% em relação aos investimentos de 2007, segundo dados apresentados pelo ministério.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]