Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
imbróglio

Licitação da coleta de lixo continua suspensa pela Justiça

O julgamento do mérito da ação que suspende a licitação para a contratação de serviços de limpeza, varrição, coleta e transporte de lixo em Curitiba, previsto para ontem, foi suspenso e deve ocorrer apenas no dia 24 de março. O conselheiro Heinz Herwig, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), pediu vista do processo para analisar o assunto. Ele pode ficar com o documento por até quatro sessões para dar seu parecer.

Por determinação do TCE-PR, a prefeitura de Curitiba não foi autorizada a abrir as propostas das três empresas interessadas em assumir, pelos próximos cinco anos, o serviço de limpeza urbana da capital. A abertura deveria ter ocorrido no dia 11 de fevereiro. A licitação estipula um valor de R$ 645,5 milhões pela execução dos serviços no período do contrato. As três empresas que participam da disputa são Cavo Serviços e Saneamento (atual responsável pelo serviço, do grupo Camargo Corrêa), Revita Engenharia (da Camargo Corrêa e Solví) e Vital Engenharia Am­­biental (do Grupo Queiroz Galvão).

A licitação foi contestada pela empresa paulista Engema e pelo advogado Paulo Taunay Perez, que apontaram oito irregularidades no edital. O TCE-PR acolheu sete, entre elas: ofensa ao princípio da publicidade, licitação única para serviços que deveriam ser licitados em separado e vedação da participação de consórcios. Segundo a procuradora-geral do município, Claudine Camargo Bettes, a prefeitura vai esclarecer as alegações para que o TCE-PR libere o edital o mais rápido possível.

Com o imbróglio para o julgamento, a situação da coleta de lixo e limpeza pública na capital se torna uma incógnita. O contrato com a Cavo, que já teve 22 aditivos, acaba em meados de abril. Ques­tionada pela reportagem se haveria possibilidade de renovar mais uma vez o contrato ou fazer uma contratação emergencial, a assessoria de imprensa da prefeitura respondeu que essas hipóteses não são cogitadas porque ainda haveria tempo hábil para seguir os procedimentos da licitação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.