Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Qualidade da água

Litoral do PR registra pior quadro desde 1989

Presidente do IAP diz que, na verdade, seriam 13 os pontos que estão próprios para banho

Pela quinta vez consecutiva - na temporada 2005/2006 - o número de pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná aumentou e desta vez registrou a pior situação desde 1989 - ano em que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciou o trabalho de coletas para analisar a qualidade da água.

De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto nesta quarta-feira, dos 37 pontos analisados, 34 estão impróprios para banho, ou seja, o veranista, em pleno mês de janeiro, tem apenas três locais com água limpa em todo o litoral do Paraná.

Ainda segundo o boletim, os pontos próprios são: a praia do Farol na Ilha do Mel, o Olho D'água em Pontal do Paraná, e a 100 metros do Morro do Cristo na praia central de Guaratuba.

"Situação real"

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, explicou que apesar das análises apontarem apenas três pontos próprios, "a situação real nos mostra que são 13 locais adequados para o banho".

"O que acontece é que o boletim é feito em cima da média das últimas cinco coletas. Somente na última análise constatamos que são 13 pontos próprios, mas a legislação impõe que para que seja considerado um local próprio quatro das cinco análises - ou 80% - têm que apresentar qualidade boa da água, o que não aconteceu", explica.

Por este motivo o presidente do IAP acredita que o resultado do próximo boletim, na próxima quarta-feira, deve aumentar o número de pontos próprios para banho no litoral do estado.

As causas do alto número de pontos impróprios, segundo Rodrigues, são o aumento considerável dos turistas no litoral - 16 a 20% - e as chuvas, argumentos sustentados desde o resultado do primeiro boletim.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.