• Carregando...

Pela quinta vez consecutiva - na temporada 2005/2006 - o número de pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná aumentou e desta vez registrou a pior situação desde 1989 - ano em que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciou o trabalho de coletas para analisar a qualidade da água.

De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto nesta quarta-feira, dos 37 pontos analisados, 34 estão impróprios para banho, ou seja, o veranista, em pleno mês de janeiro, tem apenas três locais com água limpa em todo o litoral do Paraná.

Ainda segundo o boletim, os pontos próprios são: a praia do Farol na Ilha do Mel, o Olho D'água em Pontal do Paraná, e a 100 metros do Morro do Cristo na praia central de Guaratuba.

"Situação real"

O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, explicou que apesar das análises apontarem apenas três pontos próprios, "a situação real nos mostra que são 13 locais adequados para o banho".

"O que acontece é que o boletim é feito em cima da média das últimas cinco coletas. Somente na última análise constatamos que são 13 pontos próprios, mas a legislação impõe que para que seja considerado um local próprio quatro das cinco análises - ou 80% - têm que apresentar qualidade boa da água, o que não aconteceu", explica.

Por este motivo o presidente do IAP acredita que o resultado do próximo boletim, na próxima quarta-feira, deve aumentar o número de pontos próprios para banho no litoral do estado.

As causas do alto número de pontos impróprios, segundo Rodrigues, são o aumento considerável dos turistas no litoral - 16 a 20% - e as chuvas, argumentos sustentados desde o resultado do primeiro boletim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]