• Carregando...
Às vésperas da temporada, litoral começa a receber turistas | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Às vésperas da temporada, litoral começa a receber turistas| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Comemoração

Reservas para réveillon na Ilha do Mel estão praticamente esgotadas

A Ilha do Mel é o local mais disputado do Litoral do Paraná para o réveillon. As reservas chegam a 75%, de acordo com a Assindilitoral. "Já estamos com as reservas quase esgotadas, quem quiser passar a virada na ilha vai ter de correr", diz Susan Heimig, proprietária da pousada Maresia. A previsão dos comerciantes é que já no réveillon a ilha atinja o número de cinco mil turistas, sua capacidade máxima.

Antonina

Um dos principais pontos turísticos de Antonina, a Ponta da Pita, atraiu dezenas de turistas na tarde deste domingo. A bela paisagem da Baía de Antonina impressionou um grupo de visitantes de Curitiba que não conheciam o local. "Estamos impressionados com a beleza do local. Dá para tomar banho no mar, apreciar os pássaros e ver como pano de fundo a mata atlântica da Serra do Mar", disse Aloir Paim.

A temporada de verão 2013, que começa oficialmente no domingo, promete ser uma das melhores dos últimos anos nas praias paranaenses. A Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Casas Noturnas do Litoral do Paraná (Assindilitoral) espera uma movimentação de R$ 1,5 bilhão. A previsão otimista se deve ao ótimo resultado comercial nos feriados prolongados do segundo semestre e as altas temperaturas dos últimos dias.

Essa temporada terá apenas 65 dias (de 16 de dezembro a 18 de fevereiro). "Com a temporada mais curta a tendência é os veranistas esticarem sua estada no litoral até o carnaval, deixando mais dinheiro no comércio e na rede hoteleira", diz José Carlos Chicarelli, presidente da Assindilitoral. Os comerciantes apostam num crescimento de 30% no movimento este ano em relação a igual período do ano passado.

A procura por hotéis e pousadas já é duas vezes maior se comparada à temporada passada. Segundo o presidente da Adetur, Gustavo Trevisan Socachewsky, para o réveillon os hotéis estão com lotação de mais de 70%, em alguns casos com lotação máxima.

Tudo pronto

Guaratuba está preparada para receber os turistas mais exigentes. "A cidade está linda e bem estruturada. As calçadas foram pintadas, os jardins estão bem feitos, existem locais para caminhada. Com certeza vai agradar aos olhos do visitante e será destaque na temporada", diz Chicarelli. Há duchas na orla e a prefeitura construiu oito banheiros públicos.

Os quiosques à beira mar na Praia do Cristo passaram a oferecer serviços diferenciados. "Instalamos a mesa na areia, levamos o cardápio para o cliente na beira mar e servimos porções de camarão, isca de peixe e bolinho de camarão. E para a bebida continuar gelada levamos um baldinho com gelo. Tudo para agradar o freguês", diz Nilza Borges, proprietária do quiosque Ponto GG.

Infraestrutura

Acesso difícil impede que turistas fiquem mais tempo em Guaratuba

O último fim de semana antes do início da operação verão foi de movimentado razoável na Praia do Cristo, em Guaratuba. Havia muitos guarda-sóis na beira da praia, mesmo com tempo nublado e com uma garoa fraca. Com o clima abafado, muitos aproveitaram para se refrescar com um banho de mar, outros aproveitaram para descansar e fazer uma caminhada na orla.

A dona de casa Marina de Camilo é uma dos muitos veranistas que aproveitaram o fim do ano letivo para descer a Serra do Mar. "Meus filhos entraram de férias no comecinho do mês e descemos no início da semana para passar a temporada. A praia aqui é muito boa, tranquila", afirma. Outra dona de casa, Vandriane Beckenkamp, veio de Joinville (SC) para curtir as praias do Paraná com o marido e o filho.

"A gente sempre vem na temporada. Ficamos o dia inteiro e voltamos à noitinha", diz. Poderiam ficar mais tempo, não fosse a dificuldade para voltar para casa. "O retorno para casa no domingo durante a temporada é impossível. Se fosse pista dupla, com certeza a gente ficaria mais dias em Guaratuba". Desta vez, Vandriane trouxe a prima e o esposo, que são gaúchos. "A praia é limpa, tem bastante comércio", diz a prima de Vandriane, Angela Marth.

O analista financeiro Renato Ferreira dos Santos e a família, de Curitiba, estão em Guaratuba quase toda semana, inclusive fora da temporada. "Guaratuba tem uma praia muito agradável. Pelo menos uma vez por mês a gente vem para cá. O que a gente mais gosta é caminhar na beira da praia, de vir para cá descansar. Na verdade preferimos vir fora da temporada que é mais tranquilo", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]