• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo/Arquivo

Ao longo de três anos, o jornalista Diego Antonelli, de 31 anos, assinou as reportagens da página temática de História na Gazeta do Povo. As matérias serviram como ponto de partida para o livro Paraná: Uma História, que será lançado nesta quarta-feira (5) pela Editora Arte e Letra. O material foi ampliado, juntou-se a uma nova pesquisa do autor e reconta a trajetória do estado de uma forma que foge ao tradicional.

A obra não interessa apenas a historiadores, mas a todos aqueles que querem conhecer as origens desta terra múltipla. “O livro se propõe a disseminar o conhecimento para as pessoas de maneira mais ampla possível, a quem quer conhecer um pouco mais sobre o estado em que vive”, definiu Antonelli.

Com apresentação assinada pelo historiador Aimoré Índio do Brasil Arantes e prefácio do historiador e diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, o livro se divide em três partes. Na primeira delas – “Revoltas e tragédias” –, Antonelli aborda os principais confrontos de que o estado foi palco, tratando também da luta pela emancipação. Nesta seção, estão acontecimentos como a Guerra do Contestado, o Cerco da Lapa e a Guerrilha de Porecatu. Ao mesmo tempo, narra grandes desastres, como a Geada Negra, que marcaram o Paraná.

“No episódio conhecido como ‘O grande incêndio’ [ocorrido em 1963], 128 cidades foram atingidas e mais de 110 pessoas morreram. É algo que mudou a economia do estado, mas poucas publicações tratam disso”, apontou o autor.

Na segunda parte – “Formação sociocultural” –, são abordadas as influências étnicas que ajudam a entender quem é o paranaense. Antonelli discorre sobre a vinda dos imigrantes, a invasão dos bandeirantes, a passagem dos tropeiros, as marcas da escravidão e do Movimento Paranista, que reforça símbolos e valores da cultura local.

Por fim, em “Lugares Históricos”, ganham destaque pontos que foram – alguns, que ainda são – importantes para o estado. Muitos, como Sete Quedas, já nem existem mais. “Com essa divisão em três partes, conseguimos aprofundar os temas, que tinham servido como ponto de partida nas reportagens da Gazeta”, disse Antonelli.

Um dos fatos narrados no livro é a participação do Paraná na Guerra do Paraguai. O tema havia sido relatado em uma série de reportagens publicadas pela Gazeta do Povo e assinada por Antonelli, em 2014. Na ocasião, o jornalista visitou o país vizinho e ouviu especialistas, em uma abordagem regionalizada inédita em impressos.

Currículo

Antonelli nasceu em Palmas, de onde se mudou para cursar Jornalismo. Formou-se na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cidade em que começou a atuar profissionalmente. Passou pelos veículos Diário da Manhã e Jornal da Manhã. Trabalhou como repórter na Gazeta do Povo entre 2011 e agosto de 2016. Atualmente, cursa mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Lançamento do livro Paraná: Uma História

Publicação assinada pelo jornalista Diego Antonelli.

Quarta-feira, 5 de outubro, às 19 horas.

Arte e Letra. Alameda Dom Pedro II, 44 - Batel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]