• Carregando...
 | Rodrigo Bichara/Divulgação
| Foto: Rodrigo Bichara/Divulgação

O livro Um Jardim Patológico, que será lançado neste sábado (27), conta a história do Hospício Nossa Senhora da Luz , inaugurado em 1903, na região do Ahú, em Curitiba. O espaço surgiu como um local para abrigar os doentes mentais na cidade e é considerado a primeira instituição psiquiátrica do estado.

A obra relata que, até então, os indivíduos considerados “loucos” permaneciam “trancados nas casas de familiares”, perambulavam livremente pelas ruas ou eram levados para as poucas celas especiais que havia na Santa Casa de Misericórdia ou eram enviados para Cadeia Civil de Curitiba.

Serviço

Lançamento Um Jardim Patológico, obra de Mauricio Ouyama

Data: 27 de fevereiro - Horário: 14 horas

Local: Auditório do Museu Paranaense – Rua Kellers, 289 São Francisco

Onde encontrar o livro: Livrarias Curitiba

Preço: R$ 100

No evento, o livro será vendido pela metade do preço.

O lançamento será às 14 horas no Museu Paranaense. O evento contará com uma palestra do autor da obra, o professor e doutor em História Maurício Ouyama, com a participação da professora e doutora em História Yonissa Marmitt Wadi.

Segundo o autor, com o surgimento do Hospital Nossa Senhora da Luz, a loucura passa a ser caracterizada então como “doença especial”. Ouyama procurou analisar a implantação das práticas hospitalares de internamento dos loucos realizadas em Curitiba a partir do surgimento do Hospício Nossa Senhora da Luz, abordando não apenas as técnicas que ocorreram em Curitiba, mas o espaço e o momento histórico em que se desenvolveram estas práticas.

O objetivo central da obra é situar as relações com a constituição do saber psiquiátrico no Paraná entre o final do século 19 e o início do século 20, através da pesquisa com foco em um significativo acervo documental e iconográfico que não foi analisado na pesquisa de doutorado do autor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]