Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Opinião

Mãe, caminho para a autonomia

O bebê que tem a oportunidade da presença materna por um período de pelo menos seis meses nessa fase de total dependência vai ter estrutura para um dia ser realmente independente

Quando o bebê nasce ele é totalmente desconhecido e desconhece tudo. Nesse primeiro momento de vida a mãe sente pelo bebê e o bebê sente pela mãe, como se um emprestasse o outro para si. É o que chamamos de simbiose mãe e bebê. É nessa fase que os laços irão se estabelecer e a partir daí os dois constróem uma relação para toda a vida. A formação do apego nessa fase pode parecer difícil, pois o bebê ainda não tem a comunicação verbal e só perceberá que existe uma relação com a presença da mãe. Presença em atitudes, em dedicação e em atenção exclusiva.

O bebê que tem a oportunidade da presença materna por um período de pelo menos seis meses nessa fase de total dependência vai ter estrutura para um dia ser realmente independente. Ou seja: a partir das experiências vividas ao lado da mãe, desenvolverá mecanismos para um dia perceber que poderá seguir por si próprio.

A função da mãe para o bebê vai muito além das mamadas e trocas de fraldas. A função materna é traduzir um mundo ainda desconhecido, desenvolver uma confiança para a sobrevivência psíquica. As escolas e creches com certeza são úteis, pois fazem o possível para cuidar e manter o desenvolvimento saudável do bebê, mas a atenção exclusiva necessária para a construção do caráter não pode ser encontrada em uma instituição, e sim em uma figura de apego próxima e contínua em sua vida.

Mãe não deve ser exclusivamente mãe para sempre, aos poucos precisará mostrar que mãe e bebê são pessoas diferentes e que precisam seguir não mais um pelo outro e sim um com o outro. A maternagem precisa ter um bom começo para que o bebê se estruture e encontre seu caminho. Tirar a mãe de perto de seu bebê nos primeiros momentos é como plantar uma semente sem nenhum cuidado ou condição.

Fernanda Gorosito é psicóloga clínica e coordenadora do Espaço de Desenvolvimento Criança em Foco.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.