Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Mais 5,6 mil livros estão em circulação nas tubotecas

Doação feita pela editora da Universidade Federal do Paraná incrementa o acervo disponível dos usuários do transporte coletivo de Curitiba, que reclamam da falta de títulos nas prateleiras

Fundação Cultural de Curitiba relatou que sucesso das primeiras semanas do projeto foi maior que o esperado | Henry Milleo / Agência de Noticias Gazeta do Povo
Fundação Cultural de Curitiba relatou que sucesso das primeiras semanas do projeto foi maior que o esperado (Foto: Henry Milleo / Agência de Noticias Gazeta do Povo)

A Fundação Cultura de Curitiba (FCC) anunciou nesta segunda-feira (29) que 5,6 mil novos títulos estão disponíveis para empréstimo nas Tubotecas. O projeto, inaugurado no último dia 27 de março, disponibiliza livros em dez estações-tubo do transporte coletivo de Curitiba para que os usuários levem para casa. Não é preciso fazer cadastro e nem há prazo para devolução, basta pegar a obra e levar para casa.

A maior parte dos novos títulos colocados à disposição do público foram doados pela editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros 500 títulos foram doados por uma empresa: Volvo. Todos os livros são de autores radicados no Paraná, como Miguel Sanches Neto, Alice Ruiz e Manoel Carlos Karam. O edital que prevê as regras para grandes doações de livros para o projeto dá preferência para autores que vivem no estado.

De acordo com informações publicadas pela Prefeitura de Curitiba, a editora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez a doação, entre outros motivos, por ver no projeto das Tubotecas uma boa forma de visibilidade. Também está entre as razões pelas quais a editora forneceu os livros às minibibliotecas o retorno à sociedade, já que as obras são produzidas com dinheiro público.

Falta de livros

Os livros têm ficado pouco na prateleira e os usuários das pequenas bibliotecas reclamam da falta de opções. Como informou a Gazeta do Povo no último dia 17 de abril, muitos leitores voltam frustrados para casa sem um livro embaixo do braço. Na ocasião, a Fundação Cultural alegou que o sucesso do projeto foi maior que o previsto e que doações, como essa da UFPR, estavam previstas para colocar mais livros à disposição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.