• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Até logo, frente fria! A zona de instabilidade atmosférica que cobria o Paraná agora está em São Paulo, o que diminui as possibilidades de chuva em várias regiões do estado. Ainda assim, a probabilidade é de precipitações fracas, temperaturas amenas e uma quarta-feira (31) nublada em todo o estado. As chuvas podem ser mais carregadas nos Campos Gerais, no Sudoeste, no Norte, em Curitiba e Região Metropolitana e no Litoral. Na maior parte do dia o sol permanece encoberto por nuvens.

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

As chuvas mais densas começaram a se afastar do Paraná na madrugada desta quarta-feira (31), último dia do mês que tem a fama de ser o mais extenso do ano. As precipitações que permanecem serão calmas, sem muitos ventos ou raios.

Nesta terça-feira (30), das 12h às 20h, a média do acumulado de chuvas nas cidades do Paraná foi de 5 a 10 milímetros. O Sul do estado registrou precipitação abaixo da média, com cidades que registraram 2,2 milímetros. O Norte, na divisa com São Paulo, viveu uma terça-feira com chuvas acumuladas em torno de 25 a 30 milímetros.

Em Curitiba, as temperaturas variam de 11° C a 18° C nesta quarta-feira (31). Em Foz do Iguaçu a variação é de 8° C a 20° C e nos municípios do Norte as temperaturas alcançam 25° C.

Na quinta-feira (1°), as zonas de instabilidades se deslocam em direção ao estado de Minas Gerais. No Paraná, o tempo segue estável, com nebulosidade variável em todas as regiões. A temperatura apresenta um certo declínio em relação aos últimos dias, principalmente na região Centro-Sul. Curitiba pode registrar mínima de 8° C e Francisco Beltrão pode amanhecer com 7° C.

Agosto chuvoso e frio

O sucessivo avanço de frentes frias finda nesta quarta-feira (31) um agosto de chuvas acima da média em Curitiba. Segundo o portal Climatempo, o mês termina com cerca de 166 milímetros de chuva acumulada, o que representa o dobro e mais um pouco da média climatológica na capital, que gira em torno de 75 milímetros. De acordo com o Simepar, choveu 172,4 milímetros no estado nesse mês. No ano passado, apenas 25,4 milímetros precipitaram no Paraná.

Por outro lado, Florianópolis e Porto Alegre, as outras capitais do Sul, fecham o mês com déficit de chuva. A capital catarinense teve chuvas 17% abaixo do normal, enquanto a capital gaúcha ficou com quase 40% de chuva abaixo da média.

Agosto de 2016 também foi mais frio que o mesmo mês de 2015. A média foi de 20,8° C em todo o estado, contra 24,7° C do ano passado. A trajetória histórica do Simepar (desde 1997) para o mês de agosto gira em torno de 20° C a 22° C.

Chuva no final de semana

O final de semana pré-feriado deve ser de cobertas em diversas cidades do Paraná. A capital do estado deve ter pancadas de chuva e até mesmo trovoadas. As regiões de Cascavel, Londrina, Paranaguá e Jacarezinho também devem registrar temporais. As chuvas devem precipitar principalmente no sábado, com um domingo um pouco mais gelado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]