• Carregando...
Primeiro jacaré foi visto e fotografado no sábado (27) | Tiane Melo/ Divulgação
Primeiro jacaré foi visto e fotografado no sábado (27)| Foto: Tiane Melo/ Divulgação

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontrou nesta terça-feira (30) mais um jacaré no Parque Barigui, em Curitiba. No último fim de semana, outro réptil já havia sido visto – e fotografado – por frequentadores do local. A área onde os animais permanecem foi isolada e o plano das autoridades é capturá-los e transferi-los ao Zoo de Curitiba, onde passarão a viver.

Os dois répteis avistados no Barigui são da espécie jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris). O "novo" animal foi localizado na tarde desta terça-feira, pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente que procurava pelo jacaré que foi fotografado no sábado (27) por usuários do parque.

"Além deste, existe um outro [jacaré] que permanece no lago, ao fim do Barigui", disse o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alfredo de Castro Trindade. Apesar de ter sido visto, não há fotos do segundo animalzinho.

A área do entorno do lago, próximo à entrada do parque pela Rua Doutor Aluízio França, foi bloqueada pela Secretaria, com fitas de isolamento. Guardas municipais orientam os usuários a não passar pelo caminho interditado. "É uma medida preventiva, porque muitas pessoas não entendem que o jacaré é um animal selvagem e se aproximam por curiosidade ou para fotografar. Por si, ele não vai atacar ninguém, mas pode reagir caso se sinta ameaçado", explicou Trindade.

Avaliação

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, composta por veterinário, zootecnista e um tratador de animais, passou a tarde desta terça-feira no Parque Barigui, acompanhando os jacarés. Segundo Trindade, os especialistas avaliam os répteis, observando detalhes, como hábitos de alimentação, rotina e locais onde fazem os ninhos. Com base nessas informações, a equipe da Secretaria vai definir a melhor maneira de apanhá-los.

A captura deve ser trabalhosa. Os animais terão que ser pegos quando estiverem em terra (já que são muito mais ágeis na água). Profissionais da Secretaria vão cercá-los e aprisioná-los com redes. Em seguida, os bichinhos terão as bocas e as patas amarradas, para que o transporte até o Zoo de Curitiba seja feito. "Pode ser que sejam necessárias várias tentativas, mas pretendemos fazer isso [a captura e transferência] em breve", afirmou Trindade.

No Facebook

Por volta das 16h30 de sábado (27), um dos jacarés saiu do lago do Barigui, cruzou a ciclovia e, após cerca de dez minutos, retornou à água. Vários frequentadores chegaram perto do animalzinho e filmaram-no e fotografaram-no. Uma das fotos foi tirada pela advogada Tiane Melo. Até as 18h30, a imagem já havia sido compartilhada mais de 7,2 mil vezes pelo Facebook.

Segundo a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, as fortes chuvas dos últimos dias afetaram a qualidade da água do lago, já que os parques acabam drenando as águas pluviais. Este fator, associado ao forte calor, pode ter feito com que o jacaré tenha saído da água. "A água ficou lodosa, então ele [o jacaré] saiu da zona de conforto e tentou procurar um lugar mais adequado para ficar", explicou Trindade.

O diretor acredita que os dois répteis tenham sido abandonados no Barigui por alguém que os trouxe ainda pequenos de outros estados. "Tem gente que vai pescar no Pantanal ou na Amazônia e acaba comprando os jacarés pequenos, com 15 centímetros, e trazem para cá. Quando os bichos crescem, os donos abandonam", disse.

Outros casos

Estes não foram os primeiros registros de aparições de jacarés no Parque Barigui. Segundo a Guarda Municipal, alguns animais viviam no parque, provavelmente após terem sido soltos por ali.

Em 2007, pelo menos três deles eram vistos com frequência no Barigui. Um deles chegou a atacar um cão. Depois disso, a prefeitura decidiu capturar os jacarés e retirá-los do parque.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a última vez que um jacaré foi retirado do Barigui foi em 2009. Na ocasião, um espécime de grande porte - que ficou conhecido como "Jacaré do Barigui" - foi capturado e encaminhado ao Zoo de Curitiba, onde permanece até hoje. (Veja crônica publicada pelo jornalista Célio Martins sobre o assunto)

VIDA E CIDADANIA | 1:18

A advogada Tiane Melo gravou o instante em que o jacaré cruzou a ciclovia do Parque Barigui. O réptil aparentava estar tranquilo. Várias pessoas aproveitaram para fotografar e filmar o animal

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]