• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo

Mais uma morte em Paranaguá, no Litoral do Paraná, é encarada pelas autoridades da área da saúde como um caso suspeito de dengue. Trata-se de um homem, de 71 anos, que era cardiopata e estava internado em um hospital particular da cidade. O óbito ocorreu na tarde desta sexta-feira (8). Outro caso, de uma jovem de 25 anos, também de Paranaguá, foi confirmado como a primeira morte ocasionada pela dengue no estado em 2016.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranaguá, o taxista apresentou alguns sintomas de dengue hemorrágica, porém, passou por uma cirurgia no coração há alguns dias. O caso é tratado como suspeito e a causa da morte ainda é investigada.

Paranaguá registra a 1.ª morte por dengue no Paraná em 2016

Leia a matéria completa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que o caso é suspeito e que aguardava mais informações do município. Paranaguá enfrenta uma epidemia de dengue.

Cuidados para evitar a dengue

Os cuidados com a dengue precisam ser redobrados por causa das pancadas de chuva constantes, principalmente durante o verão. É preciso ficar atento a qualquer lugar que possa acumular água limpa, para que não se torne um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Para evitar a dengue, não se deve deixar a água acumulada em garrafas d’água e pneus. O mesmo vale para vasos de plantas, nos quais é preciso colocar areia. A caixa d’água e a piscina também merecem atenção especial e não podem ficar destampadas.

Também é preciso conferir se não há acúmulo de água limpa em ralos de pias, chuveiros e tanques. Até mesmo em calçadas é possível que haja reprodução do mosquito da dengue.

Quem tem animais de estimação, precisa trocar periodicamente a água deles.

Outros cuidados:

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Retirar a água que fica acumulada sobre lajes;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada;

- Limpar calhas com frequência, para que galhos e folhas não dificultem a passagem da água.

Fontes: Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e Ministério da Saúde.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]