• Carregando...

São Paulo - Sandra Maria Monteiro, de 28 anos, que foi abusada pelo pai, o lavrador José Agostinho Bispo Pereira, 54 anos, recebeu ajuda técnica e psicológica da As­­sembleia Legislativa do Ma­­ranhão para tentar retomar a vida. Ela teve sete filhos com Pereira.

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, deputada Eliziane Gama (PPS), afirmou que as condições onde ela vive no Conselho Tutelar da cidade de Pinheiro não são as ideais para uma pessoa que saiu de um cárcere privado de 16 anos. A própria Sandra disse que não se incomoda em ficar no Conselho. Mas sua vontade é voltar para o povoado Experimento, onde ela morava antes. "O problema é que a casa onde ela vivia não apresenta condições nenhuma de moradia", afirmou o conselheiro Ernesto Santos.

Ontem, os conselheiros tutelares procuraram uma casa para alugar em Pinheiro, mas não conseguiram. A residência será alugada com recursos da prefeitura da cidade. O município também se comprometeu a ceder cestas básicas para Sandra. "Precisamos de uma casa próxima ao Conselho Tutelar porque lá existem pessoas que confiam nela e que podem dar assistência em tempo integral", declarou Gama.

Dos sete filhos de Sandra, apenas um, de 12 anos, era matriculado na escola. Graças a ele, a família garantia R$ 62 ao mês do Bolsa Família. No dia em que houve a prisão de Pereira, as crianças não tinham tomado café da manhã.

A psicóloga forense da CPI da Pedofilia, Rosângela Guimarães Rosa iniciou a elaboração de laudo psicológico sobre Sandra. Ela quer averiguar se os abusos cometidos pelo pai geram algum tipo de transtorno comportamental ou mental. Sandra deve ser encaminhada para a realização de tratamentos e terapia. Desde quarta-feira, ela já vem sendo acompanhada emergencialmente por psicólogos do Conselho Tutelar de Pinheiro.

A promotora da Infância e Juventude de Pinheiro, Alineide Martins, pediu ontem a prisão preventiva do lavrador. Além de ter abusado das duas filhas mais velhas (31 e 28 anos respectivamente) e de ter oito filhos com ambas, ele também abusou de uma filha-neta de 5 anos e 8 meses.

Segundo a promotora, Pereira ainda oferece risco à família. "Recebi o flagrante policial e existem elementos suficientes para pedir a prisão preventiva dele. Ouvi também informações de que ele poderia fugir a qualquer momento", relatou a promotora. A delegada Regional de Pinheiro, Laura Barbosa, confirmou também que pedirá exames de DNA para comprovar a paternidade dos oito filhos do lavrador.

O inquérito policial tem prazo para ser concluído na próxima sexta-feira e o lavrador tem afirmado, quase que diariamente, que espera a "justiça divina" para esse episódio. "Rezo diariamente para virgem Maria porque não tive culpa de nada. Ela (a filha) que me procurava. Vamos ver o que acontece", afirmou Pereira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]