• Carregando...

Universidades Privadas

Entre as universidades privadas, o destaque é para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), única a ter cursos com 5 estrelas: Pedagogia, Administração, Ciência da Computação e Sistemas de Informação. No total, a PUC-PR emplacou 33 graduações no Guia 2010, seguida pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), com 18 estrelas. Em terceiro aparece a Universidade Paranaense (Unipar), de Umuarama, com 16 cursos qualificados, e a Universidade Tuiuti do Paraná (URP), com 13 citações.

A Universidade Positivo (UP) preferiu não antecipar o resultado. As informações consolidadas só serão conhecidas em 5 de outubro, quando o Guia do Estudante chega às bancas.

De cada quatro Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, avaliadas pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril, uma não conseguir emplacar nem sequer um curso na publicação deste ano. O guia examina cursos de bacharelado que já tenham formado pelo uma turma e dá estrelas para os melhores qualificados. No Paraná, 162 IES – entre universidades, centros universitários e faculdades – foram avaliadas, sendo que 122 delas conseguiram pelo menos uma avaliação positiva.

Na prática, significa dizer que 40 IES do estado foram avaliadas pelas comissões da Editora Abril, mas não passaram nos conceitos mínimos para conseguir estrelas em nenhum curso oferecido. Segundo o Ministério da Educação (MS), o Paraná conta com 178 IES na modalidade presencial, mas 16 delas não foram avaliadas porque não se enquadram nos critérios adotados pelo GE. Duas delas, a Universidade Federal de Integração Latino-America (Unila) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criadas a menos de quatro anos, e sem turmas formadas.

O diretor de redação da publicação, Fabio Volpe, explicou a metodologia aplicada. O corpo de consultores do guia é formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do MEC. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes e constam do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), Cerca de 3 mil foram acionados na avaliação deste ano.

Assim como as avaliações promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), o GE também investiga o incentivo à pesquisa, ainda no ambiente da graduação, e isso faz com que muitas faculdades e cursos fiquem de fora, pois apostam apenas na transmissão de conteúdo, em detrimento da produção. "É visto que os cursos que estão ligados a projetos de pesquisa e programas de pós-graduação são melhor avaliados em todos os exames", avaliou Benedito Prado Dias Filho, pró-reitor de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A publicação é destinada para estudantes de Ensino Médio que se baseiam pelo guia na hora escolher curso e instituição onde pretendem estudar. Entre as 122 estreladas, estão todas as universidades do Paraná, públicas e privadas. De acordo com levantamento feito pela reportagem, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a universidade pública mais bem avaliada na somatória de cursos citados, com 48 graduações com 3,4 ou 5 estrelas. Já a Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece como a IES que mais teve nota máxima no guia, com 11 cursos avaliados com 5 estrelas, o que significa desempenho excelente.

Na contramão, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), caçula entre as instituições estaduais, não conseguiu nenhuma avaliação cinco estrelas, e teve, no total, 6 graduações classificadas com 3 e 4 estrelas, o que corresponde a qualidade boa e muito boa, respectivamente. Não foram consideradas, no levantamento da reportagem, universidades privadas, centros universitários (públicos e privados) ou faculdades (públicas ou privadas).

Ao todo, 193 graduações receberam estrelas nas universidades públicas do Paraná: 26 obtiveram 5 estrelas (avaliação excelente), 96 ficaram com 4 estrelas (avaliação muito boa) e 71 com 3 estrelas (avaliação boa).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]