• Carregando...
Implantação da segunda fase concluiu o projeto do quadrilátero central | Assessoria de imprensa PMM
Implantação da segunda fase concluiu o projeto do quadrilátero central| Foto: Assessoria de imprensa PMM

Linhas do transporte coletivo que sofrerão adequações no itinerário

324/ 011/ 131/ 137/ 138/ 139/ 141/ 152/ 177/ 179/ 204/ 205/ 512/ 162/ 233/ 169/ 222/ 223.

Os usuários dessas linhas estão sendo orientados sobre as mudanças através de panfletos e cartazes colocados nos ônibus.

  • Confira as mudanças no trânsito de Maringá

Neste domingo (31), os motoristas que trafegam pelo Centro de Maringá encontraram as novas mudanças da 2ª fase de implantação do Sistema Binário na cidade. As mudanças foram realizadas nas avenidas Paraná e São Paulo, que estão com suas vias direcionadas em sentido único. Com a implantação desta etapa, a Secretaria dos Transportes de Maringá concluiu o projeto do quadrilátero central.

Agora, a Avenida Paraná segue em sentido Colombo-Tiradentes. Já a São Paulo faz o sentido contrário, Tiradentes-Colombo. "Em cada uma das quatro avenidas teremos quatro pistas para ir e voltar, dando mais fluidez ao trânsito, especialmente nos horários de pico", explica o secretário municipal dos Transportes, Walter Guerlles. Durante o início da implantação da segunda fase algumas agulhas (acessos para via lateral) não haviam sido concretizadas. Também alguns semáforos foram sincronizados no decorrer do dia.

Em todo o trajeto das avenidas que mudaram com o Binário, um efetivo da Setran com mais de 50 homens trabalhou na orientação dos motoristas. "Todos os mecanismos para alertar sobre as mudanças e conscientizar os usuários foram utilizados pela Setran. Teremos grandes mudanças que trarão melhorias para o trânsito, mas para que tudo corra bem precisamos da colaboração e atenção de todos os usuários do trânsito e que os motoristas trafeguem devagar respeitando o limite de velocidade", ressalta Guerlles. Ele ainda ressaltou que, nesta segunda-feira (01), o efetivo da Setran estará novamente com toda a estrutura para ajudar na organização do tráfego dos carros e pedestres.

Orientação

A Setran está orientando aos motoristas para que evitem trafegar pelas avenidas São Paulo e Paraná, que ainda estão em obras. A área de maior risco é no cruzamento dessas duas vias com a Avenida Colombo. Entre os trabalhos realizados no local está a construção das agulhas e a instalação de faixas e placas.

Vantagens

Uma das vantagens dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda. Para isso, foram colocadas mais de 50 agulhas para transposição dos veículos de uma pista para a outra permitindo a conversão. Além disso, os semáforos também foram invertidos, disponibilizando os equipamentos no mesmo sentido das vias.

De acordo com o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur, será possível cruzar a região central da cidade de forma rápida, graças à sincronização perfeita dos semáforos. "A sequência de aberturas acontece de tal maneira que permite ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora", explica.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, serão investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes para a implantação do sistema. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da Avenida Brasil, que é a fase final dos binários.

Proposta para desafogar o trânsito

A instalação do Sistema Binário, que mudou o sentido das Avenidas Herval, Duque de Caxias, Paraná e São Paulo, é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado, com 220,2 mil veículos. As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. "Quando há mudanças em costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as os condutores em Maringá estão se adaptando aos novos sentidos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]