Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habilitação

8 cidades são visitadas pela PM e 92 CNH's recolhidas

Agora já são cerca de 3 mil nomes na lista de carteiras de habilitação suspensas na região e que devem ser devolvidas à Ciretran

A Polícia Militar já concluiu as visitas de recolhimento de carteiras de habilitação em oito cidades da região Noroeste. Até esta quarta-feira (15), foram realizadas 403 visitas e 92 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) foram apreendidas. A fiscalização já foi iniciada em outras cidades. Segundo o tenente da PM Alexandro Marcolino Gomes, outros nomes foram adicionados à lista de pessoas que devem ser visitadas, e agora são cerca de 3 mil.

"Maringá é a cidade que mais vai demorar a ser concluída", disse Gomes. Ao todo, são 23 cidades na região que vão passar pela operação. Até a última segunda-feira (13), o balanço da PM era de 120 visitações e 40 documentos apreendidos.

Para evitar dúvidas, a PM esclarece que mesmo após a apreensão da CNH, o condutor deverá obrigatoriamente procurar a Ciretran de sua cidade para dar início ao processo de suspensão do direito de dirigir, bem como agendar as aulas de reciclagem, as quais são requisito indispensável para completar penalidade de suspensão. Os policiais apenas recolhem as CNHs e as encaminham à Ciretran. Os agentes não detêm competência para iniciar qualquer processo de suspensão do direito de dirigir.

Desde 28 de maio deste ano, a Sesp colocou a polícia para caçar os 69.903 motoristas paranaenses com habilitação suspensa e não entregaram ao Detran. Gomes explica que os policiais estão fazendo as visitas à paisana para evitar constrangimento dos motoristas que recebem a polícia. A tarefa não é fácil. "Muitos não são encontrados em casa. Alguns se mudaram ou simplesmente não estava no momento da chegada da polícia. O trabalho à paisana está sendo feito para evitar algum tipo de constrangimento que a pessoa possa ter. Não houve prisões", afirma.

Desde o início do ano, 1.449 motoristas já entregaram CNHs suspensas em Maringá. Só no mês de junho, depois da ordem da Sesp, foram 585 documentos devolvidos ao Detran. Ao todo, existem 1.178 pessoas fazendo ou estão na fila para fazer os cursos de reciclagem na Cidade Canção.

Políticos também estão na lista

O vereador maringaense Mário Sérgio Verri (PT)teve o nome divulgado na relação dos motoristas paranaenses com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e que não entregaram o documento. A lista, divulgada em 10 de junho pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), aponta 69 mil motoristas em situação irregular. Segundo o vereador, a carteira dele estava com 31 pontos acumulados. A suspensão é imposta ao condutor que acumula 20 pontos na carteira quando comete infrações no período de 12 meses.

A possibilidade de prisão para quem não entregasse o documento em situação irregular havia sido adotada pela SESP após o ex-deputado estadual Fernando Carli Filho ter se envolvido em um acidente que resultou na morte de dois jovens. Carli Filho tinha 130 pontos na carteira e não poderia estar dirigindo.

Outros políticos também foram flagrados dirigindo com a carteira suspensa e, em alguns casos, a polícia foi até a residência dos parlamentares para buscar o documento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.