Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Abusos em trotes continuam na recepção dos calouros da UEM

Seguranças apreenderam bebidas alcoólicas, tintas e até um laço de boi com os alunos

17 mil alunos da UEM voltaram às aulas nesta segunda-feira (2) | Ivan Amorin/Gazeta do Povo
17 mil alunos da UEM voltaram às aulas nesta segunda-feira (2) (Foto: Ivan Amorin/Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

Mesmo com a proibição do trote, a recepção dos 3.100 calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está sendo realizada na forma tradicional: os novatos se concentram nas ruas ao redor da universidade, em especial na Avenida Colombo, com as caras pintadas e os cabelos raspados, pedindo dinheiro nos sinaleiros. Entre calouros e veteranos, 17 mil alunos da UEM retomam as aulas nesta segunda-feira (2).

Os agentes de segurança da UEM estão orientando aos alunos para evitar qualquer tipo de trote violento, mas, segundo a assessoria de imprensa da instituição, não há como impedir o trote fora dos limites da instituição. "O que encontramos com os estudantes dentro da universidade é apreendido e devolvido em uma semana. Fora da UEM não podemos fazer muita coisa. Ficamos monitorando de perto, para evitar excessos", disse o agente de segurança José Soares.

Pela manhã, a equipe de segurança não registrou incidentes, mas apreendeu com os alunos bebidas alcoólicas, tintas, ovos, farinha, óleo e até um laço de boi que poderia ser usado no trote.

A universidade disponibilizou um telefone para eventuais denúncias relativas ao trote durante o mês de março. O Disque Trote atende 24 horas pelo telefone 0800-643-4278.

Trote alternativo

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UEM preparou uma programação especial para recepcionar os calouros este ano, incluindo feira de artesanato, feira do livro, apresentações culturais e uma competição de futsal. Os novatos também podem doar sangue em um ônibus do Hemocentro, que permanece estacionado em frente ao Restaurante Universitário.

Os veteranos montaram um local para receber os novos alunos, batizado de "Circo do Amor". O espaço ficará armado entre até a próxima terça-feira (10), exceto no sábado e no domingo. As atividades do circo começam nesta segunda-feira (2), a partir das 20h. Estão previstos espetáculos com o Circo Teatro Sem Lona, Teatro Universitário, grupos artísticos da UEM, alunos do Departamento de Música, além de várias bandas: Cottonet e Dois de Minas, Sexta Geração da Família Palim, Inimitável Fábrica de Jipes, Samba Sim, Banda TNT e Lady Darwin. No dia 9, os calouros recebem a visita da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lucia Stunpf.

Está prevista também a Feira do Amor , com apresentações artísticas nos intervalos das aulas, no horário do almoço e nos finais de tarde, até esta sexta-feira (6). Também estão abertas as inscrições para a Copa Calourada de Futsal. Podem se inscrever 32 equipes até a próxima segunda-feira (9), no DCE. Os jogos vão correr em março e em abril.

Atividades dos cursos

O Departamento de Enfermagem promoveu nesta segunda-feira (2) um café-da-manhã para seus calouros, no qual foram apresentados os professores, as disciplinas e o projeto pedagógico do curso.

Já o Departamento de Odontologia preparou conferências sobre os vários setores da Universidade e sobre os diferentes aspectos do curso e da profissão. As conferências acontecem nos dias 2, 3 e 5 de março, a partir das 14 horas. O reitor Décio Sperandio falará aos acadêmicos no dia 5, às 14h30.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, que há cinco anos promove um trote solidário, este ano escolheu o Lar das Crianças, em Marialva para realizar as atividades. No local, calouros e veteranos farão melhorias na pintura, jardinagem, pequenos reparos em brinquedos e mobiliários. A atividade vai ocorrer no fim do mês de março. Uma novidade desta edição é que o trote solidário terá continuidade ao longo de todo o ano. Os alunos do curso pretendem acompanhar a instituição e promover outras ações de solidariedade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.