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A Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) apostou alto na instalação deradares de velocidade em 2010, como forma de combater a violência no trânsitoda cidade. Para especialistas do trânsito local, o excesso de velocidade é aprincipal causa de mortes nos acidentes. Desde janeiro, 25 radares develocidade estão em funcionamento em Maringá, sendo que eram 6 até o anopassado. O resultado disso pode ser visto no aumento no número de multas: foram3.454 até maio de 2009, contra 19.951 até o quinto mês de 2010 (comparação maisatualizada).

Mas o aumento nas ações punitivas não tem surtido o efeito prático esperadopelas autoridades. "Mesmo com o aumento no número de equipamentos, o número de mortes tem aumentado, mas isso não significa que a fiscalização [eletrônica] é ruim. Pelo contrário. Seria muito pior sem ela", disse o engenheiro de tráfego dasecretaria, Gilberto Purpur. "Também notamos, que mesmo mantendo esse número deequipamentos, as infrações tem aumentado. Isso mostra que o motorista está cadavez mais displicente com a leis de trânsito", disse.

Ainda assim, uma das principais medidas para o próximo ano, é o investimento emmais equipamentos de fiscalização eletrônica. Na próxima semana, os agentesmunicipais começam a testar novos aparelhos de velocidade, que poderão serutilizados em pontos volantes. "A parte punitiva deve ser feita pelas máquinas,e os agentes devem ficar livres para ações educativas e de operações. Essa é atendência", explicou Purpur.

Outro equipamento usado em escala em Maringá é o radar de avanço de sinal. Acidade conta com 20 em operação, o que faz da infração a segunda maisregistrada, segundo números do Detran. Até setembro deste ano, 20.689motoristas foram flagrados passando pelo sinal vermelho.

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