Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ensino

Após dois meses de aula, escolas de Maringá seguem sem material nem uniforme

Prefeitura informa que a entrega não foi feita em 20% da rede, o que significa cerca de 20 escolas e creches; e promete resolver o problema ainda nesta semana

Prefeitura atrasou a entrega dos agasalhos e pais precisam improvisar para mandar filhos para escola | André Renato/Arquivo PMM
Prefeitura atrasou a entrega dos agasalhos e pais precisam improvisar para mandar filhos para escola (Foto: André Renato/Arquivo PMM)

Quase dois meses após o início das aulas, muitos alunos da rede municipal de Maringá ainda não receberam o material escolar nem o uniforme a que têm direito. A entrega do chamado kit escolar é feita pela Prefeitura, que alegou problemas na licitação de parte do material, mas havia prometido resolver o problema ainda em março.

A Secretaria Municipal de Educação informa que, até esta segunda-feira (5), faltava distribuir o kit a 20% das escolas e creches da rede, o que significa que cerca de 20 estabelecimentos não foram contemplados. Isso deve ser feito, segundo o órgão, até a próxima quarta-feira (7). No restante da rede (80% das escolas e creches, ou 75 estabelecimentos), a entrega já foi feita.

O kit é formado por materiais escolares diversos, como mochila, tesoura, caixa de lápis de cor, cadernos e canetas. Em relação aos uniformes, os alunos de 1ª a 4ª série recebem duas camisetas, agasalho e bermuda, enquanto os estudantes de 5ª à 8ª série (há quatro escolas rurais que oferecem esse nível de ensino sob o comando do município), ganham duas camisetas e agasalho.

Diante do atraso, os pais precisam improvisar e recorrer a uniformes velhos. Alguns desistem da espera e acabam comprando os materiais essenciais, como cadernos e borracha, por contra própria - veja relatos na reportagem ao lado, da RPCTV, que esteve nesta manhã na Escola Ayrton Plaisant.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), que representa os professores, diz que o atraso na entrega do kit escolar prejudica o trabalho em sala de aula e acrescenta que muitos alunos não têm nem condições de adquirir o material.

Motivos do atraso

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Maringá informou que a entrega não foi concluída porque parte do material tinha má qualidade e precisou ser trocada. Em fevereiro, quando o problema foi diagnosticado, a secretária de Educação de Maringá, Márcia Socreppa, explicou que o atraso ocorreu porque as licitações para a compra dos uniformes e dos materiais atrasaram.

A Prefeitura pretende distribuir aproximadamente 26 mil kits, já que a rede é formada por 28,5 mil alunos, mas há kits que não foram utilizados no ano passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.