• Carregando...
A primeira agência do Banco do Brasil em Maringá foi inaugurada em 1953 | Divulgação
A primeira agência do Banco do Brasil em Maringá foi inaugurada em 1953| Foto: Divulgação
  • Em 1948, foi criada a agência do Banco Comercial do Paraná

No final da década de 1940, Maringá se consolidou como uma das regiões mais promissoras da fatia colonizada pela então Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). O café era o prelúdio da prosperidade dos que se aventuraram. Sob esse cenário, a CTNP beneficiou-se, sabiamente, das estratégias de marketing. As conversas entre seus corretores e os possíveis compradores eram de que no norte do Paraná os pés de café chegavam a dois, três metros de altura e, que, se colhia um saco por pé.

Dada as devidas proporções, surgiram muitas "minas de ouro verde". Em Maringá, pessoas chegaram com poucos recursos, adquiriram um pequeno lote e em alguns anos fizeram riquezas. Claro, também tiveram muitos outros que viram esse sonho desmoronar junto com as famosas geadas que assolaram a região por diversas oportunidades.

Contudo, a bibliografia existente sobre a história local ressalta pouco sobre as instituições bancárias que se instalaram por aqui. Se o sucesso dos cafezais se fazia verdadeiro, naturalmente, a movimentação monetária era, sobretudo, elevada.

No início da década de 1940, os habitantes locais tinham de se deslocar até Mandaguari para efetuar suas movimentações bancárias. Foi só em 1948 que o primeiro banco de Maringá foi inaugurado: Banco Comercial do Paraná - Avenida Ipiranga (atual Getúlio Vargas) esquina com a Rua Santos Dumont.Ainda no final da década de 1940, o Banco Brasileiro de Descontos S/A foi fundado. Funcionou inicialmente na Rua Santos Dumont. Depois, foi transferido para uma estrutura maior na Avenida Getúlio Vargas esquina com a então Rua Aquidaban (atual Néo Alves Martins).

Em junho de 1949, o Banco Noroeste do Estado de S. Paulo S.A. foi instalado na Avenida Brasil esquina com a Avenida Duque de Caxias. No início da década de 1950, a primeira agência da Caixa Econômica foi erigida na Rua Santos Dumont em frente da então Praça da Rodoviária (atual Napoleão Moreira da Silva).

O Banco do Estado do Paraná S/A, localizado na Avenida Brasil esquina com a Avenida Getúlio Vargas, iniciou as atividades também nesse período.O Banco do Brasil foi fundado em 17 de dezembro de 1953. A primeira agência foi instalada na Avenida Duque de Caxias esquina com a Avenida XV de Novembro, no Edifício João Tenório Cavalcante. A sede própria foi inaugurada em 17 de fevereiro 1963, na então Rua Bandeirantes, atual Joubert de Carvalho, ao lado da também recém inaugurada Rodoviária Municipal.

A diretoria da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (que alterou sua razão social em 1951) também articulou a instalação de empreendimentos financeiros dos seus acionistas na cidade: Banco Mercantil de São Paulo S/A e o Banco Brasileiro para América do Sul S.A..

O Banco Nacional de Minas Gerais desenvolveu suas atividades, inicialmente, na Avenida Duque de Caxias. Posteriormente, a agência foi transferida para a Avenida Getúlio Vargas. Murilo Macedo foi seu gerente geral durante muitos anos. Macedo foi o 2º presidente da ACIM e chegou a se tornar Ministro do Trabalho, na década de 1970.

Ainda existiram outras instituições: Banco Brasul (Avenida Getúlio Vargas), Banco Itaú (Avenida Duque de Caxias), Banco Commercial de São Paulo e Banco Mineiro da Produção S/A (Avenida Brasil), Banco Comercial do Estado de S. Paulo S.A., Banco Comércio e Indústria de S. Paulo S.A.

A grande movimentação financeira local trouxe não só os investidores como também seus agenciados. Para se ter ideia dessa efervescência, em 1957, Maringá chegou a ter 19 estabelecimentos bancários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]