Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Aumenta o número de trabalhadores formais na construção civil

Além do número de trabalhadores com carteira assinada, 1.500 novos postos de trabalho foram criados no último ano na cidade

 | Reprodução RPC TV Maringá
(Foto: Reprodução RPC TV Maringá)

O número de trabalhadores formais na construção civil cresceu de 67% para 80% no último ano em Maringá. É o que aponta um levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, em conjunto com o Sindicato das Indústrias do setor, que mostra que o número de vagas também cresceu, com 1.500 novos postos de trabalho na cidade.

De acordo com o estudo, mão de obra informal ainda se concentra especialmente nas pequenas obras, onde a oferta de trabalho também é crescente. No entanto, do ponto de vista da segurança, a atividade sem vínculo empregatício não oferece garantia para quem trabalha e nem para quem contrata.

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Jorge Moraes, explicou em entrevista à RPC TV Maringá, que o registro não aumenta os custos para o empregador. "Além disso, a classe patronal entendeu que para eliminar os problemas trabalhistas deve fazer o certo, que é fazer o registro da carteira assinada." O presidente afirma, ainda, que para o trabalhador a carteira assinada significa segurança.

O pedreiro Aureliano Silva concorda. "Sem carteira assinada não temos direito a seguro desemprego e 13º não existe." Ele contou em entrevista à RPC que em 20 anos de trabalho trabalhou muitas vezes sem o registro formal, o que sempre foi motivo de preocupação. Atualmente, Silva trabalha na construção de um edifício no centro de Maringá com outros colegas que também saíram da informalidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.