O cadastro do sistema biométrico para as próximas eleições em Maringá vai começar em 3 de abril, com atendimentos de segunda a sexta-feira, sempre das 9 horas às 18 horas. O Município conta com 256.970 eleitores e a intenção do Tribunal Regional Eleitoral (TER) é cadastrar pelo menos 80% até 4 de outubro, última data para a atualização. Eleitores de Paiçandu, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba também serão atendidos.
A atualização será realizada na antiga sede do Fórum Eleitoral de Maringá, na Avenida Herval, 968, no Novo Centro. O local foi escolhido porque fica na região central. Os eleitores precisarão apresentar três documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Serão 79 guichês para agilizar o atendimento. Haverá também a possibilidade de agendamento de atendimento pelo site do TRE. Eleitores que não realizarem o agendamento terão guichês próprios para a atualização.
Como será feito o recadastramento
Quando comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento da própria impressão digital, tirará fotografia digital e atualizará os dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado na seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico liberará a urna eletrônica para votação.
Quem não se recadastrar terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar. A pessoa também sofrerá outras penalidades, como não poder tirar o passaporte ou não poder se matricular em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como nas particulares). Os servidores públicos que não forem ao TRE terão o pagamento do salário suspenso.
Mais agilidade e segurança
A implantação da biometria serve para dar mais agilidade e segurança durante a votação. A urna e o processo da escolha dos candidatos seguem os mesmos, a mudança será na identificação: ao invés de assinatura, o eleitor precisará fazer a confirmação digital na biometria.
Exemplo de uma votação biométrica para prefeito



