Dois projetos que mexem diretamente com o consumidor serão votados em primeira discussão na sessão desta terça-feira (5) na Câmara de Vereadores de Maringá. O primeiro, de autoria do vereador Dr. Saboia (PMN), exige que os consumidores sejam atendidos rapidamente nos caixas de supermercados, assim como já ocorre nos bancos. O outro texto, do vereador Manoel Sobrinho (PC do B), pede a instalação de equipamentos de ressuscitação cardíaca em academias de ginástica, musculação e artes marciais.
O texto do vereador Sabóia exige que os supermercados atendam os clientes em no máximo 10 minutos, em dias normais, e em até 20 minutos, nas sextas, sábados, domingos e vésperas de feriados. Assim como nos bancos, o estabelecimento precisará fornecer senha com data de emissão, para que o usuário possa comprovar o tempo de espera.
O descumprimento pode resultar em multas de até R$ 5 mil e cassação do alvará do estabelecimento. Consumidores insatisfeitos poderão fazer denúncias diretamente no Procon.
Já a proposta do vereador Manoel Sobrinho prevê que o equipamento de ressuscitação em academias de ginástica, musculação e artes marciais seja composto por, no mínimo, desfibrilador, cilindro de oxigênio e máscara. Os profissionais responsáveis precisarão ter treinamento certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.



