• Carregando...

A campanha de vacinação contra a rubéola termina nesta segunda-feira (15), mas vários municípios da região de Maringá não alcançaram a meta de 95% de pessoas vacinadas estipulada pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo balanço parcial, em Astorga foram vacinadas 75,4% das pessoas entre 20 e 39 anos, alvos da campanha. Em Ivatuba 74,5% se vacinaram e em Sarandi, 78,49%. Mas a grande preocupação é com a cidade de Paiçandu, onde o índice de vacinados foi de apenas 64,9%.

De acordo com Norico Miyagui Misuta, chefe da divisão de informações e análise de situação da 15ª Regional de Saúde do Paraná, um dos motivos da procura abaixo da meta é que muitas pessoas trabalham em Maringá e não estavam em suas cidades durante o fim de semana, quando os postos de saúde estiveram abertos em horário especial. "A orientação da regional é que os postos continuem funcionando em horário especial", disse Norico.

Mesmo com o fim da campanha, quem ainda não se vacinou vai encontrar as doses da vacina disponíveis nos postos nos próximos dias. Segundo Norico, devem procurar os postos pessoas de 20 a 39 anos e também as pessoas que já se vacinaram alguma vez na vida. Existe uma falha na imunização, e de cada 100 pessoas que já se vacinaram, cinco não ficam protegidas. "É preciso que todos se vacinem para que o vírus saia de circulação", definiu Norico. Em Maringá, 93% das pessoas se vacinaram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]