• Carregando...

Funcionários dos postos de saúde distribuiram panfletos explicativos no trânsito

Maringá foi uma das 11 cidades brasileiras escolhidas pelo Ministério da Saúde para testar novos equipamentos e estratégias de combate à dengue, que depois serão levadas para outras cidades. Nesta sexta-feira (12) o secretário da saúde do Paraná, Gilberto Martin, esteve em Maringá para lançar o Dia Estadual de Combate à Dengue e anunciar as novidades. Maringá foi a cidade paranaense que mais sofreu com a doença em 2007, quando foram registrados mais de 5 mil casos de dengue. No mesmo período foram registrados aproximadamente 25 mil casos no Paraná.

De acordo com informações da repórter Natália Garay, do Paraná TV 1ª edição, para marcar a data, os funcionários dos postos de saúde vestiram a camisa da campanha, nesta sexta-feira, e distribuíram panfletos no Centro da cidade, explicando os cuidados básicos de prevenção.

O secretário da saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, falou sobre as novas tecnologias que serão empregadas na cidade. "Uma delas é o teste rápido que será utilizado a partir de um número de casos positivos no município", disse Nardi. Outra novidade é o registro imediato dos casos notificados e a instalação de armadilhas de captura das fêmeas do mosquito.

Segundo o secretário estadual Gilberto Martin, os equipamentos serão entregues até 20 de dezembro e vão começar a funcionar até 1.º de janeiro. A idéia é colocar os dados em planilhas para monitorar o avanço das infestações. "A gente tem um mapa de como esta se comportando a distribuição do mosquito na cidade", disse Martin.

O teste rápido poderá ser feito nos postos de saúde e o resultado via sair em 15 minutos, mas a medida só será adotada se a cidade atingir a barreira de 300 casos para cada 100 mil habitantes. A Secretaria Estadual de Saúde considera que são 33 as cidades do Paraná que correm maior risco de sofrer com casos da doença.

Ao comparar os índices de controle da dengue com os registrados no mesmo período do ano passado, o estado encontra-se com bons números. Foram 97% de redução no número de casos da doença. Em 2007, foram registrados casos da doença em 146 municípios. Já em 2008, esse número caiu para 67 municípios.

Para o Dia Estadual de Mobilização da Dengue, além do trabalho constante houve inovação. A abertura do evento contou com uma passeata com alunos da rede pública de ensino, pedágios educativos nas principais ruas e a participação de todos os funcionários da Secretaria de Saúde, que vão passar o dia uniformizados com camisetas informativas sobre como prevenir a doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]