• Carregando...
Central vai destinar as embalagens para reciclagem ou incineração |
Central vai destinar as embalagens para reciclagem ou incineração| Foto:

A Central de Coleta vai atender a 50 municípios da região

As embalagens de agrotóxico que antes eram jogadas no meio ambiente ou ficavam armazenadas de forma inadequada no campo, agora vão ser tratadas e recicladas na nova Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Maringá que foi inaugurada nesta sexta-feira (21). A implantação das novas instalações faz parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, que integra o calendário oficial brasileiro. A Central vai atender a 50 municípios da região.

As novas instalações ficam em uma área de 1,3 mil metros quadrados localizada na Estrada Velha para Paiçandu e têm capacidade para coletar 600 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos por ano. Depois de receber os resíduos, a unidade vai selecionar, lavar e separar as embalagens que vão seguir para reciclagem ou incineração.

"A nova estrutura vai dar condições para que o agricultor faça o agendamento de entrega das embalagens com tranquilidade dentro do que a legislação prevê", disse o gerente da Central, Waldir Baccarin.

A iniciativa pela implantação da nova Central de coleta é da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), com apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

Sem lixo

De acordo com levantamento feito pela Adita, Maringá está em terceiro lugar no recolhimento e destinação correta de embalagens, com um volume de 408 toneladas recolhidas em 2008, ou 1,42 milhão de embalagens entre papelão, plástico, vidro e metal. O que representa cerca de 94% do volume de embalagens colocadas no mercado da região.

Ainda, segundo o levantamento, durante o ano de 2008 o Paraná ficou em segundo lugar no ranking dos estados que mais encaminharam embalagens vazias de produtos fitossanitários para o destino final ambientalmente correto, ou seja, para reciclagem ou incineração.

No ano passado foram processadas adequadamente 2,9 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos. O volume significa um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2007. Atualmente existem 375 unidades de recebimento de embalagens vazias em todo o país, entre postos e centrais. O Paraná dispõe de 14 centrais e 58 postos de coleta de embalagens vazias de agrotóxico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]