• Carregando...
Cianorte e Operário de Ponta Grossa são os representantes do Paraná na Série D | Rodrigo Czekalski / Gazeta do Povo
Cianorte e Operário de Ponta Grossa são os representantes do Paraná na Série D| Foto: Rodrigo Czekalski / Gazeta do Povo

Primeiro adversário

O Cruzeiro (RS) – primeiro adversário do Cianorte - foi um dos destaques do "Gauchão" deste ano. Depois de vencer a segunda divisão de 2010, o time de Porto Alegre deu trabalho aos grandes. Pela Taça Piratini (equivalente ao primeiro turno), o time eliminou o Internacional nas quartas-de-final, em pleno Beira Rio.

Já na Taça Farroupilha (segundo turno), a equipe terminou a primeira fase liderando sua chave, a frente de Grêmio e Juventude. O "estrelado" voltou a figurar entre os quatro melhores, sendo eliminado pelo Grêmio, que venceu a semifinal por 2 a 1.

A última competição nacional do Cianorte

A última vez que o Cianorte disputou uma competição nacional foi a Copa do Brasil de 2005. Naquele ano, o time do Noroeste do estado eliminou o Cene (MS) na primeira fase (uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a1) e encarou o Corinthians na etapa seguinte.

No primeiro jogo em Maringá, o "leão do vale" conseguiu a façanha de golear o "timão" por 3 a 0. Já no jogo da volta, a equipe paranaense foi goleada por 5 a 1 em São Paulo-SP, sendo eliminada da competição.

Serviço

O jogo será disputado no Estádio Albino Turbay, a partir das 16 horas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e estão à venda na sede do time (rua Oiapoque com avenida Paraíba), 3 Xodós, SportMania e Athletic Sports.

Após dois meses de preparação, o Cianorte estréia neste domingo (17) na Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Cruzeiro (RS) marca o retorno do "Leão do Vale do Ivaí"a uma competição nacional, algo que não acontecia desde 2005. Para surpreender no torneio, o time manteve a base que garantiu o título do interior do último Campeonato Paranaense.

Mesmo assim, a equipe perdeu alguns de seus destaques. É o caso do volante Geandro (que foi para o Red Bull Brasil-SP), além do meio campo Thiago Santos, do zagueiro Brinner e o do atacante Giancarlo (artilheiro do último estadual), que foram contratados pelo Paraná Clube.

Para suprir estas ausências, a diretoria apresentou oito reforços. Os dois últimos atletas a compor a equipe foram o zagueiro Bruno Matavelli (que já jogou no Arapongas e no Grêmio–RS) e o atacante Evandro Ramos, que passou pelo Tupi - MG e Nijmeh, do Líbano.

Antes deles, já haviam sido apresentados o lateral-esquerdo Fabinho (com passagens por Guarani - SP e Novo Hamburgo – RS); o volante Edmilson (ex-Sampaio Correa - MA); o meio campo Lenílson (que veio do Brusque - SC) - e os atacantes William(que estava no Iraty) e Netinho (que atuou no Guarani de Juazeiro-CE). O atacante Vinicius que estava emprestado para o Nacional (AM) voltou para Cianorte e também é uma das opções do técnico Ronaldo Bagé.

Durante a preparação, a nova equipe do Cianorte participou de dois amistosos, vencendo o Sport Campo Mourão (por 2 a 0) e o Foz do Iguaçu (por 2 a 1), times que disputam a Divisão de Acesso do estadual. Na última quarta-feira (13), o "leão do vale" participou de um jogo-treino com o Grêmio Maringá – que vai disputar a "terceirona" do Campeonato Paranaense - goleando por 3 a 0.

"A expectativa é boa. Queremos dar continuidade ao trabalho que foi realizado durante o estadual. Esperamos que esses atletas que chegaram adotem a filosofia da equipe e colaborem para termos um time mais competitivo", declarou o gerente de futebol Adir Kist.

Cianorte enfrentará times da região Sul

Nesta primeira fase da Série D, os grupos foram divididos de forma regionalizada. Com isso, os representantes paranaenses teoricamente enfrentarão equipes mais fortes, como as do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Kist se mostrou favorável a essa medida, apesar da dificuldade.

"Caímos em um grupo com o terceiro e o quarto colocados do Campeonato Gaúcho. Se pensarmos no nível dos times, essa divisão não é correta, mas aprovamos esse parâmetro. Infelizmente, o campeonato ainda é deficitário, e ficaria muito caro deslocar o time para jogar no Norte ou no Nordeste", avaliou o gerente de futebol.

O Cianorte está no Grupo 8, que além do Cruzeiro, também é formado por Brusque (SC), Metropolitano (SC) e Juventude (RS), campeão do interior gaúcho e time que durante muitos anos participou da Série A. Já a outra equipe paranaense, o Operário de Ponta Grossa, está no Grupo 7 , ao lado de Cene (MS), Cerâmica (RS), Mirassol (SP) e Oeste (SP).

A Série D reúne 40 times, que foram divididos em oito grupos. Cada grupo possui cinco equipes. Os dois melhores de cada chave se classificarão para as oitavas-de-final. A partir de então, as 16 equipes restantes disputam o sistema de "mata-mata", com jogos de ida e volta. Caso o Cianorte avance, enfrentará na próxima fase uma das equipes do Grupo 7.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]