• Carregando...
No final do evento, atletas dos três países receberam medalhas e posaram para fotos | Ivan Amorin/Gazeta do Povo
No final do evento, atletas dos três países receberam medalhas e posaram para fotos| Foto: Ivan Amorin/Gazeta do Povo

João Derly volta a lutar em novembro e sonha com as Olimpíadas de 2012

Único judoca brasileiro a vencer dois campeonatos mundiais, em 2005 e 2007, o gaúcho João Derly planeja voltar aos tatamis em novembro. Ele está afastado do esporte desde julho, quando sofreu uma lesão na coxa que o impediu de participar do campeonato mundial deste ano, na Holanda. Mesmo machucado, o lutador acompanhou a seleção brasileira no desafio internacional disputado neste fim de semana em Maringá.

Derly disse à imprensa que planeja disputar campeonatos nacionais em novembro e disputar o Grand Slam de Tóquio, que ocorre em dezembro. "Mas só vou estar 100% no ano que vem", reconhece. O objetivo dele é voltar a vencer torneios importantes para se credenciar a disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012. Em maio do ano que vem começa a contagem de pontos para a escolha dos atletas que representarão o Brasil.

Em Pequim, onde chegou na condição de bicampeão mundial, Derly foi eliminado na segunda luta. "Todo atleta tem ciclos de altos e baixos. Passei por um período de lesões, que faz parte da vida de um lutador, ainda mais em um esporte como o judô. Agora estou me preparando para evitar essas lesões e voltar a trazer títulos importantes para o país. Vencer as Olimpíadas é meu objetivo de vida."

Com 11 vitórias em 14 lutas, a Seleção Brasileira de Judô venceu neste fim de semana um desafio internacional contra a Argentina e os Estados Unidos, disputado em Maringá. O principal atleta brasileiro, o campeão mundial (em 2007) Luciano Corrêa, venceu seus dois combates por ippon. Os argentinos ficaram em segundo e os americanos, em terceiro. O evento marcou a inauguração oficial do ginásio de esportes do Parque do Japão, que durante a última semana havia recebido dois jogos da Liga Nacional de Handebol.

No sábado (10), os brasileiros venceram os argentinos por 5 x 1, com quatro ippons (golpe decisivo, no qual o adversário bate com as costas no tatame). Houve em empate - como as lutas são amistosas, não há prorrogação. Apenas Ricardo Ayres perdeu. Neste domingo (11) a vitória foi sobre os americanos, por 6 x 0, além de um empate. Cinco dos trunfos ocorreram por ippon e um por W.O., pois um lutador adversário se contundiu.

"A equipe americana é muito jovem, enquanto a argentina é bastante forte. Por isso, eu esperava confrontos mais duros, mas os atletas brasileiros surpreenderam e ganharam as lutas com relativa facilidade", avalia o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Ney Wilson. Ainda sim ele diz que o torneio serviu para avaliar os atletas em diferentes situações de combate - entre os sete integrantes do time brasileiro, apenas três (Luciano Corrêa Leandro Cunha e Nacif Elias) integram permanentemente a seleção brasileira.

Contundidos, lutadores como Tiago Camilo (prata em Sidney e bronze em Pequim, e campeão mundial em 2007), Leandro Guilheiro (bronze em Atenas e Pequim) e João Derly (bicampeão mundial em 2005 e 2007) não participaram dos combates. Apesar disso, Guilheiro e Derly vieram a Maringá (veja box ao lado).

A presença dos dois foi uma atração a mais para o público, que compareceu em bom número ao ginásio - neste domingo, havia cerca de 350 expectadores. "A gente sempre achou o judô legal, mas ver ao vivo é diferente. Tem outra emoção", disse o empresário Marlos Jefferson Santos, que acompanhou as lutas com a filha, Glória Letícia, de 8 anos. "É uma grande coincidência, mas nesta semana mesmo ela me disse que queria começar a treinar judô. Agora, quer mais ainda", falou a dona de casa Silvia Shiki, que foi ao ginásio com a filha Djulie, de 5 anos.

Antes dos combates deste domingo, houve uma cerimônia de inauguração do ginásio, com a presença do prefeito Silvio Barros (PP); do presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Rocha; do deputado federal Ricardo Barros (PP) e de vereadores e secretários municipais. "Nossa ideia é usar este espaço para criar um pólo de formação de atletas de artes marciais", disse o prefeito. O custo estimado da obra foi de R$ 3 milhões, pagos em parceria entre o município e o Governo Federal.

O desafio foi encerrado com combates entre argentinos e americanos, disputando o segundo lugar geral. Com seis vitórias e uma derrota, os sul-americanos levaram a melhor. Em seguida todos os lutadores receberam medalhas. Outro desafio internacional, também contra Argentina e Estados Unidos, será realizado no próximo fim de semana em Vitória/ES. O objetivo é intensificar a preparação dos atletas para o Grand Slam de Tóquio, que acontece em dezembro.

Resultados

Sábado - Brasil x Argentina

Até 60 kg: Ricardo Ayres perde para Diego Rodrigues por ippon

Até 66 kg: Leandro Cunha vence Miguel Albarracin por ippon

Até 73 kg: Marcelo Contini vence Gino Calatrone por yuko

Até 81 kg: Nacif Elias empata com Emmanuel Lucenti

Até 90 kg: Eduardo Santos vence Diego Rosati por ippon

Até 100 kg: Luciano Corrêa vence Cristian Schmidt por ippon

Acima de 100 kg: Walter Santos vence Hector Campos por ippon

Domingo - Brasil x Estados Unidos

Até 60 kg: Ricardo Ayres vence Victor Dominguez por ippon

Até 66 kg: Leandro Cunha vence Júlio Rodriguez por ippon

Até 73 kg: Marcelo Contini vence Alfred Raymond por ippon

Até 81 kg: Nacif Elias vence Jonathan Fernandez por ippon

Até 90 kg: Eduardo Santos empata com Jacob Larsen

Até 100 kg: Luciano Corrêa vence Shintaro Higashi por ippon

Acima de 100 kg: Walter Santos vence Mathew Walker por WO

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]