• Carregando...

O vereador de Maringá Mario Verri (PT) não compareceu à sessão da Câmara desta terça-feira (20), pois recebeu recomendação médica de afastamento por motivo de dengue. Também nesta tarde, ele voltou ao hospital, já que apresentou pouca melhora de domingo (18) para cá. Verri é a terceira autoridade da região metropolitana de Maringá a contrair dengue. O secretário de saúde de Sarandi, Osvaldo Luis Alves, chegou a ficar alguns dias internado. Também em Sarandi, Geraldo Irineu, secretário de comunicação, continua em observação no Hospital Metropolitano.

Verri contou que começou sentir dores e passar mal no domingo (18), quando buscou um hospital e tomou soro. Nesta terça-feira (20) ele voltou para fazer nova consulta, visto que continua com tosse forte. O médico do vereador diagnosticou dengue, mas o exame laboratorial ainda não ficou pronto.

O secretario de comunicação de Sarandi, Geraldo Irineu, está internado desde sábado (17). Segundo a assessoria de comunicação, o quadro de saúde de Irineu é de recuperação, mas chegou a ser considerado grave.

O secretário de saúde de Sarandi, Osvaldo Luis Alves, foi a primeira vítima de dengue entre autoridades da região. Ele começou sentir-se mal no início da semana passada e precisou ser internado quando o quadro se agravou, na última terça-feira (13). Segundo Alves, os primeiros sintomas apareceram justamente durante uma reunião em que se discutia estratégias de combate à doença em Sarandi. A esposa do secretário também está com todos os sintomas, mas ela está no grupo dos 1.495 sarandienses com casos suspeitos.

Dengue em Maringá

Os casos de dengue registrados em Maringá neste ano já somam 945, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde. Para que se configure uma epimedia, é necessária a ocorrência de 990 casos. Em relação à última semana, houve um acréscimo de 143 pacientes contaminados.

Uma possível segunda morte em decorrência da doença - boato difundido pela cidade - foi desmentida pelo órgão, com base em exames laboratoriais. Assim, o município segue tendo somente uma morte por dengue no ano. Houve ainda 3.969 mil notificações da doença.

A secretaria também divulgou nesta sexta-feira (16) novos dados sobre a gripe A H1N1. A cidade tem 14 casos positivos, com cinco pacientes em internados em UTI. Houve 25 casos descartados, em um total de 465 notificações.

Dengue em Sarandi

A situação de Sarandi tem se agravado, visto que já são seis meses sem agentes de combate ao mosquito aedes aegypti. O Jardim Independência, bairro onde o secretário mora, é um dos mais infestados. A cidade já soma 233 casos confirmados da doença em 2010. "Isso mostra que a doença não respeita barreiras", disse.

Sessenta pessoas foram aprovadas no teste seletivo realizado em fevereiro, mas até agora ninguém foi contratado. A única fiscalização de focos tem sido feita por 16 funcionários cedidos temporariamente por outras secretarias.

A cidade está sem agentes porque, em setembro, venceu o contrato dos 32 funcionários temporários que faziam o serviço. Alves está no comando da secretaria de saúde há cerca de um mês. Ele assumiu a pasta por indicação do novo prefeito Carlos De Paula, após a cassação do ex-prefeito Milton Martini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]