Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lixão

Depois de breve discussão, situação do aterro de Maringá segue indefinida

Uma nova reunião para tratar do assunto foi marcada para fevereiro. Até lá, entulhos de construção civil continuam sendo depositados no aterro

Continua indefinida a situação do recebimento de entulho de construção civil no aterro de Maringá. Na tarde desta terça-feira (27), o promotor Ilecir Heckert, do Ministério Público Ambiental de Maringá, recebeu representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da prefeitura para discutir o tema, mas nenhuma decisão foi tomada.

O promotor Heckert disse que concordou em fazer uma nova reunião entre a prefeitura, o IAP e os grandes geradores de resíduos, prevista para fevereiro, mas ainda sem data definida. Ele lembrou também que o município não pode receber lixo industrial no aterro.

O recebimento de resíduos da construção civil e também dos resíduos urbanos está irregular desde 1.º de janeiro, mas os envolvidos esperavam o retorno do recesso de férias do MP, o que aconteceu nesta segunda-feira (26), para tomar uma providência. O IAP e a prefeitura explicaram para a promotoria os motivos para o descumprimento da decisão.

O promotor disse que considerou plausível o argumento para o não cumprimento da determinação que proibia a Prefeitura de Maringá de receber resíduos no aterro. "Trata-se de um argumento técnico e que foge da nossa alçada. É uma coisa que temos que engolir, de certa forma", disse Heckert. Com a indefinição do tema, os entulhos de construção civil continuam sendo depositados no aterro.

A prefeitura alega que a determinação não esclarecia os tipos de resíduos que as pedreiras, licenciadas pelo IAP para processar e reciclar o entulho da construção civil, estariam aptas para receber. Os geradores desses resíduos também não estavam devidamente informados das novas regras e a prefeitura já está fazendo as notificações necessárias. Outro ponto que impediu o cumprimento da determinação foi a não implantação dos Postos de Entrega Voluntária (PEV’s), onde a população deverá despejar material produzido em baixa escala.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.