• Carregando...

Embora o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR) da região de Curitiba tenha resolvido adiar o retorno às aulas em 200 escolas particulares da região metropolitana até 10 de agosto, o Sinepe da região de Maringá resolveu manter o calendário normal de aulas. A entidade representa 104 municípios da região Noroeste. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) emitiu nota onde também suspende as atividades acadêmicas em todos os campi, incluindo Maringá. Mesmo assim, a direção da universidade na Cidade Canção vai se reunir para tomar uma decisão apenas na manhã desta quinta-feira (30).

De acordo com José Carlos Barbieri, presidente do Sinepe/Noroeste, as aulas das escolas particulares na região já foram totalmente retomadas nos últimos dias e que o calendário deverá ser mantido. O Sinepe da região Noroeste e o Sinepe da região de Curitiba são independentes. "As escolas em Maringá estão passando orientações aos alunos e familiares. Todos os cuidados estão sendo tomados", disse Barbieri.

Nesta quarta-feira (29) 94 novos casos da gripe A H1N1 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ao todo foram analisadas 173 amostras, das quais 145 foram examinadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) e 28 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Não houve nenhuma morte entre esses 94 casos e a maioria das pessoas já se curou, de acordo com a SESA.

A maior parte dos casos confirmados é de Curitiba, com 67 novos casos. Agora, tem-se 180 casos confirmados da nova gripe no Paraná, com quatro mortes.

Nas escolas

O Sinepe da região de Curitiba realizou uma assembleia na tarde desta quarta-feira (29), entre o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) e representantes de 200 estabelecimentos particulares da capital orientou a paralisação imediata das aulas até o dia 10 de agosto.

Na semana que vem será realizada uma nova reunião do Sinepe-PR com os diretores das escolas particulares. Dependendo do panorama sobre a evolução da gripe A a volta às aulas pode ser adiada mais uma vez. "A grande maioria das escolas particulares deve paralisar. A orientação é que a criança fique em casa. Não adianta não ir para a escola e ir ao shopping", afirmou Ademar Batista Pereira, presidente do Sinepe-PR, em entrevista à Rádio Band News.

Na manhã de quinta-feira (30). os cursos pré-vestibulares que atuam em Curitiba vão se reunir para definir se irão paralisar as atividades também. A Federação Nacional das Escolas Particulares vai realizar uma reunião para decidir se irá pedir o adiamento de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]