Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Estudantes continuam sem uniformes após cinco meses

Na próxima segunda-feira começa o inverno, mas vários estudantes da rede municipal de ensino de Maringá ainda não contarão com agasalho

Na Escola Municipal Doutor Luiz Gabriel Sampaio, a maioria dos estudantes não utiliza uniformes porque a prefeitura ainda não realizou a entrega | Reprodução RPC TV Cultura
Na Escola Municipal Doutor Luiz Gabriel Sampaio, a maioria dos estudantes não utiliza uniformes porque a prefeitura ainda não realizou a entrega (Foto: Reprodução RPC TV Cultura)

Na próxima segunda-feira (21) começa o inverno, mas vários estudantes da rede municipal de ensino de Maringá ainda não contarão com agasalho. Apesar da secretária de educação, Márcia Socreppa, ter firmado um compromisso de que os uniformes seriam entregues até sexta-feira passada (11), o material ainda não chegou em algumas instituições de ensino.

É o caso da Escola Municipal Doutor Luiz Gabriel Sampaio, onde a maioria dos estudantes não utiliza uniformes. "É complicado. Na minha casa ainda tem agasalho para colocar nas crianças, mas outros não têm condição", reclamou Jennifer Machado, em entrevista ao Paraná TV. Os poucos alunos uniformizados utilizam peças do ano passado, o que também gera reclamação. Segundo Gislaine Oliveira, a calça do filho geralmente é lavada assim que ele chega da escola para ser utilizada no dia seguinte. "Às vezes tem que ir com calça normal".

Diante do problema, a secretaria da educação informou que a empresa responsável pelas roupas ainda não entregou todas as numerações e que as remessas são mandadas aos poucos. Agora, o município trabalha com a previsão de que todos os uniformes sejam entregues até o fim da próxima semana.

Problema já dura cinco meses

O problema com a entrega dos uniformes já se arrasta por alguns meses e vários prazos não forma cumpridos pela prefeitura. As aulas nas escolas públicas municipais tiveram início em 9 de fevereiro, ou seja, alguns alunos estão frequentando as aulas com uniformes velhos ou com roupas improvisadas há cinco meses.

Inicialmente, o município alegou que o atraso na entrega ocorreu por problemas na licitação de parte do material. Segundo Márcia Socreppa, a empresa que havia vencido a licitação foi desclassificada por problemas na amostra apresentada. A segunda colocada precisou ser chamada, o que comprometeu os prazos apresentados. Até o início deste mês, a secretaria de Educação avaliou que 60% dos agasalhos foram entregues.

Os uniformes escolares fazem parte de um kit que também é formado por materiais escolares diversos, como mochila, tesoura, caixa de lápis de cor, cadernos e canetas. Em relação aos uniformes, os alunos de 1ª a 4ª série recebem duas camisetas, agasalho e bermuda, enquanto os estudantes de 5ª à 8ª série (há quatro escolas rurais que oferecem esse nível de ensino sob o comando do município), ganham duas camisetas e agasalho. A Prefeitura pretende distribuir aproximadamente 26 mil kits, já que a rede é formada por 28,5 mil alunos, mas há kits que sobraram do ano passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.