
A ex-secretária de Assistência Social de Maringá, Telma Maranho Gomes, vai ocupar um cargo no Ministério do Desenvolvimento Social. Telma, que é funcionária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será diretora do Departamento de Proteção Social Especial (PSE), da Secretaria Nacional de Assistência Social.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela assessoria de imprensa da instituição de ensino. A posse de Telma está marcada para a próxima segunda-feira (18), em Brasília (DF).
Segundo ela, a PSE é voltada para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. "Este será um super desafio, pois é uma área da política bem complexa e que o Brasil tem muito o que avançar", afirmou Telma, que atuou como secretária municipal entre os anos de 2001 e 2004.
Entre os trabalhos que terão o foco da maringaense estão as ações de enfrentamento ao crack, além da integração com o "Plano Brasil sem Miséria", que prioriza o público de extrema vulnerabilidade.
Telma também destacou o Sistema Único da Assistência Social - que foi regulamentado há poucos dias - inserindo a assistência social no mesmo patamar da educação e saúde. "Com a regulamentação, essa área terá um salto muito qualificativo", declarou Telma, que durante três anos também coordenou o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado Trabalho, Emprego e Promoção Social.



