• Carregando...

O presidente da holding suíça Avio International Group, Luigino Fiocco, entregou à Prefeitura de Maringá, na manhã desta quinta-feira (21), o plano de negócios do projeto de instalação de uma fábrica de helicópteros e aviões de pequeno porte na cidade. De acordo com o documento, a Avio pretende se instalar em um espaço de 150 mil metros quadrados, em um terreno localizado ao lado do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior. O investimento geral da empresa será de R$ 174 milhões.

A área apresentada no projeto nesta quinta-feira (21) tem cerca de 50 mil metros quadrados a mais do que o solicitado inicialmente ao Município. De acordo com Fiocco, a ampliação é necessária para que haja, também, um aeroclube junto à fábrica da Avio. "Isso é importante para que a empresa possa testar as aeronaves. É no aeroclube que os pilotos, engenheiros e mecânicos vão aprimorar a tecnologia desenvolvida em Maringá", explicou Fiocco às autoridades presentes na reunião.

Segundo o presidente da Avio, a escolha de Maringá para a instalação de uma unidade atenderia a uma questão estratégica da empresa, para atender ao mercado americano, especialmente da América do Sul. Atualmente, a holding tem uma unidade industrial na Itália.

Entre as vantagens para a empresa, o presidente destacou a importância do Aeroporto Silvio Name Júnior ser administrado pelo Município, o que facilitaria o acesso da empresa à pista de taxiamento para treinamentos e testes das aeronaves produzidas. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o Município estudará formas de isenção ou taxas diferenciadas para a utilização da pista pela empresa.

Ainda segundo a assessoria, a Prefeitura vai analisar todas as solicitações apresentadas no plano de negócios da Avio. Se tudo passar, a administração definirá o valor do terreno e se existe a necessidade de desapropriação de algum espaço do entorno. "Só a partir do aval da Prefeitura é que a Avio poderá dar início ao processo de instalação", pontuou o secretário municipal de Comunicação, Milton Ravagnani.

Fiocco apresentou projeto ao governo estadual na quarta-feira

Na quarta-feira (20), presidente da Avio International Group, Luigino Fiocco, esteve em Curitiba para apresentar, também, o Plano de Negócios para técnicos da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.

De acordo com Fiocco, a previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre do ano que vem, com a montagem dos primeiros modelos até 2015.

Polêmicas

Logo após a assinatura do protocolo de intenções entre os governos estadual e municipal com a holding suíça, alguns blogs locais passaram a divulgar que o presidente da Avio teria supostamente aplicado golpes na Itália. O governo do Paraná chegou a pedir esclarecimentos sobre as denúncias.

Na época, a Avio chegou a divulgar uma nota refutando qualquer informação que colocasse em dúvida a idoneidade do empreendimento bem como do proprietário.

Segundo César Augusto, que se identificou à reportagem como porta-voz de Luigino Fiocco, houve um problema envolvendo a unidade da Sardenha, na Itália, com sindicato de trabalhadores locais. "Essa é uma questão resolvida judicialmente há mais de dez anos e não irá prejudicar, de forma alguma, a vinda da empresa para o Brasil", defendeu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]