Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Frio movimenta abrigos e intensifica trabalhos sociais

Centro de Referência Especial de Assistência Social e Albergue Santa Luiza de Marillac mais que dobraram os atendimentos à população de rua nos últimos três dias

Movimento no Albergue Santa Luiza de Marillac duplicou por causa do frio | Arquivo
Movimento no Albergue Santa Luiza de Marillac duplicou por causa do frio (Foto: Arquivo)

O frio dos últimos três dias na região de Maringá, com termômetros marcando temperaturas próximas de 3 ºC, aumentou o trabalho nos abrigos maringaenses e nas instituições de assistência social. O aumento de pessoas que recebem abrigo no Albergue Santa Luiza de Marillac praticamente dobrou. Já os serviços prestados pelo Centro de Referência Especial de Assistência Social – População em Situação de Rua (Creas), que encaminha moradores de rua em situação de risco, também teve aumento considerável.

De acordo com a coordenadora do Creas, Marina Andreo, os funcionários do Centro têm recolhido até 15 pessoas diariamente nos últimos três dias. "A média normal é de cinco por dia. Com o frio, nós encaminhamos entre 10 a 15 pessoas em situação de risco ao Albergue Santa Luiza de Marillac", explicou.

Ela conta que muitos moradores de rua resistem às abordagens feitas pelos assistentes sociais em Maringá. "No inverno, nós intensificamos a abordagem. Muitos resistem ao encaminhamento, mas como o frio intenso a maioria adere e vai para o albergue", disse.

Segundo a diretora do Albergue Santa Luiza de Marillac, a irmã Vilma Geopatto, o movimento na entidade praticamente dobrou. "Atendemos geralmente 25 pessoas por dia. Agora estamos recebendo quase 50. Na quarta-feira (3) 46 pessoas pernoitaram no albergue", afirmou.

Além de oferecer abrigo, irmã Vilma conta que os atendidos ganham roupas de frio, calçados e chegam a receber três refeições diárias: café da manhã, almoço e janta. O albergue funciona 24 horas por dia e tem capacidade para 200 pessoas. "Além das pessoas que procuram a entidade ou são encaminhadas pelo Cras, atendemos também aquelas encaminhas pela Polícia Militar", lembra.

Doações

Com o aumento da demanda no atendimento, o albergue precisa de doações. Quem quiser ajudar o Albergue Santa Luiza de Marillac pode procurar a entidade na Rua Fernão Dias, 840, Zona 7. Roupas, alimentos e produtos de higiene são os itens de maior necessidade. O telefone da entidade é o (44) 3224-1673.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.