Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Obituário

Homenagem a Leonor Marcon Silveira

Para a professora Leonor, a climatologia significava trabalho, estudo e prazer

Desde 1995, professora Leonor coordenava a Estação Climatológica da UEM | Arquivo pessoal
Desde 1995, professora Leonor coordenava a Estação Climatológica da UEM (Foto: Arquivo pessoal)

Verificar a previsão do tempo é costume de muitas pessoas. Mas para a professora Leonor Marcon Silveira, a relação com a meteorologia era algo muito maior do que simplesmente saber se o dia seguinte vai ser de calor ou se haverá chuva. Para esta apucaranense, a climatologia significava trabalho, estudo e prazer.

Em 1972, Leonor se formou em geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde então, realizou uma série de pesquisas e projetos na área, se tornando uma importante referência nos estudos do clima. Em 1993 se tornou professora da UEM e dois anos depois assumiu a coordenação da Estação Climatológica da instituição, desenvolvendo atividades como observações da temperatura, medição da radiação solar e da pressão atmosférica, entre outras.

Atualmente, o banco de dados da estação dá suporte para áreas como agricultura, construção civil e transportes, emitindo laudos técnicos para os setores público e privado. "A professora Leonor teve fundamental importância no desenvolvimento da estação. Além disso, ela tinha um carinho enorme pelos seus alunos, os tratando como se fossem filhos", lembra a chefe do Departamento de Geografia da UEM, Deise Elias Queiroz.

Leonor também gostava de viajar, mas mesmo nos momentos de lazer, não deixava o trabalho de lado. "Ela sempre tentava aproveitar as viagens para participar de cursos e estudos na área da climatologia", conta a sobrinha Alcione Marcon.

Em janeiro, a professora embarcou rumo à Europa para participar de uma pesquisa na Universidade de Barcelona, na Espanha, sobre mudanças climáticas. Durante uma visita a Roma, ela acabou falecendo. Morreu desempenhando o trabalho que tanto amou.

Deixa o marido José James da Silveira, professor emérito do Departamento de Economia da UEM

Dia 12 de fevereiro, aos 68 anos, vítima de uma embolia pulmonar, em Roma, Itália.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.