• Carregando...

Os profissionais de saúde de Maringá que têm contato com pacientes com gripe ainda não foram vacinados contra a doença. Isso ocorre, segundo a Secretaria de Saúde de Maringá, porque o número de vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde não condiz com a quantidade de profissionais de saúde de Maringá. Foram disponibilizadas 4,3 mil doses, sendo que a Prefeitura estima em mais de 16 mil o número de trabalhadores desse setor.

"Se a gente comparar com a vacinação dos trabalhadores contra a H1N1 [ocorrida em 2010], o número de vacinas oferecidas é quatro vezes menor. Já pedimos uma solução para a Sesa, mas, por enquanto, não recebemos as vacinas", diz a coordenadora municipal de vacinação, Edlene Aceti Goes.

A Secretaria de Saúde de Maringá optou por não receber doses enquanto não chegar a remessa completa, com quantidade suficiente para atender a todos os profissionais. "Não podemos escolher a dedo quem vacinar. É injusto", fala Edlene.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a quantidade de trabalhadores que devem ser vacinados é estipulada pelo Ministério da Saúde. Assim que recebeu a informação de que os números municipais e federais divergiam, a Sesa pediu mais doses para o Ministério da Saúde. No entanto, até esta quarta, não houve retorno por parte do Ministério.

O Ministério da Saúde tem outra versão. A assessoria de comunicação informou que o número de doses enviado está de acordo com o que foi pedido pela Sesa. Para o ministério, a responsabilidade pela quantidade e distribuição entre os municípios é do estado.

Idosos, gestantes e crianças estão recebendo a vacina

Mais de 40% da população-alvo da campanha contra a gripe, formada por idosos, gestantes e crianças com idade entre 6 ae 23 meses, já está vacinada em Maringá. A informação é Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou um balanço da 13ª Campanha Nacional de Vacinação nesta segunda-feira (2).

Desde o início da vacinação, no dia 25, quase 21 mil pessoas foram imunizadas em Maringá, o equivalente a 41,7% da população-alvo, que totaliza 51.068 pessoas.

Foram vacinados, em Maringá, 17.285 idosos (42,26% da meta), 2.688 crianças menores de dois anos (39,89%) e 1.005 gestantes (29,36%). "Se continuarmos neste ritmo até a próxima sexta, 90% da meta estará imunizada contra a gripe. Pedimos para as pessoas não deixarem para a semana que vem, porque terá o feriado e um dia a menos na semana", disse a coordenadora de vacinação do município, Edlene Aceti Goes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]