Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campo Mourão

Justiça dá prazo de dez dias para hospital regularizar plantões

Promotora diz que hospital credenciado ao SUS não disponibiliza médicos em regime de plantão presencial o suficiente para atender a população. Profissionais estariam ficando de sobreaviso em casa. Justiça determinou multa diária de R$ 5 mil

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deu um prazo de dez dias para que o Hospital F.F. Claudino (Pronto Socorro de Campo Mourão), credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS), regularize os plantões, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (6) pelo TJ-PR. Na semana anterior, a Promotoria de Justiça de Defesa à Saúde Pública de Campo Mourão apresentou à Justiça, uma ação civil pública contra o Estado e o município pedindo solução para os problemas nos serviços de urgência e emergência e de traumato-ortopedia na cidade.

Segundo a denúncia, o Pronto Socorro não estaria disponibilizando profissionais das especialidades de cirurgia geral, anestesia, ortopedia, cirurgia vascular e neurocirurgia, em regime de plantão presencial, apenas de sobreaviso. Ainda segundo o MP-PR, o hospital só disponibiliza clínicos gerais em plantão presencial.

"Eles precisam assegurar o corpo clínico mínimo no plantão presencial. A comunidade começou a reclamar que não havia plantonistas e, por isso, resolvemos investigar. Há casos de plantonistas que atendem dois pacientes ao mesmo tempo o que pode causar risco à vida. O Conselho Federal de Medicina não aceita atendimento simultaneamente", disse a promotora Rosana Araújo de Sá Ribeiro Pereira.

O MP-PR pede que a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão e o município resolva o problema. O documento foi enviado pelo MP-PR ao Juizado Especial Criminal, no intuito de responsabilizar criminalmente os diretores do hospital, os gestores do município e do estado e os médicos, por colocarem a vida dos pacientes em risco.

A reportagem da Gazeta Maringá tentou contato com a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, responsável pelo Pronto Socorro, na manhã desta terça-feira (6). Até por volta das 10h10, não foi possível o contato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.