Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá Histórica

Lord Lovat, o inglês mais influente do Norte do Paraná

Conhecido como Lord Lovat e mister Fréza, Simon Joseph Fraser era reverenciado como cavalheiro, pois já havia sido até barão

Atuação de Lord Lovat na região fez brotar uma das maiores empresas de capital privado no Brasil: a Paraná Plantantion Limited | Divulgação
Atuação de Lord Lovat na região fez brotar uma das maiores empresas de capital privado no Brasil: a Paraná Plantantion Limited (Foto: Divulgação)

Simon Joseph Fraser (1871-1933) era um típico aventureiro inglês. Ele teve título de nobreza, realizou safáris pela África, colecionou espécies raras de pássaros, cultivou algodão no Sudão, foi membro do exercito britânico e participou até de diversas expedições em regiões inóspitas pelo mundo. Como era técnico em agricultura, foi convidado para compor a Missão Montagu, cuja caravana aportou no Brasil em dezembro de 1923.

A missão foi liderada por Lord Edwin Samuel Montagu, ex-secretário de finanças do tesouro da Inglaterra. Entre os integrantes estava também Sir Charles Addis, diretor do Banco da Inglaterra e presidente do Hong-Kong and Shangai Banking; Sir Hartley Witlhers, Conde de Londres, além, é claro, de Lord Lovat. O objetivo dessa missão gera controvérsia entre os historiadores. Após encontros empresariais e políticos no Rio de Janeiro e São Paulo, Lord Lovat rumou para o Paraná, em janeiro de 1924, a fim de negociar terras e estradas de ferro com Antônio Barbosa Ferraz Júnior.

O engenheiro Gastão de Mesquita Filho foi o responsável pelo encontro entre Lord Lovat e os proprietários do empreendimento, entre os quais Ferraz Júnior. O engenheiro chamou a atenção de Lovat para as terras pouco exploradas na região, citando que seria interessante comprar e prolongar a ferrovia. Ele mesmo garantiria o escoamento das madeiras e outros produtos pelo porto de Santos para a Inglaterra, pois era o responsável pelo projeto da linha férrea. Com isso, a linha férrea valorizaria as terras em torno dos patrimônios, impulsionando a produção agrícola.

Ao acatar a sugestão de Mesquita, a atuação de Lord Lovat na região fez brotar uma das maiores empresas de capital privado instaladas no Brasil. Em setembro de 1925, nasceu na Inglaterra a Paraná Plantantion Limited, tendo como subsidiária no Brasil e a Companhia de Terras do Norte do Paraná.

Lord Lovat foi um empreendedor que desempenhou papel fundamental na colonização do norte do Paraná. Em uma de suas últimas viagens à região, em 1931, acompanhou a vinda do então príncipe de Gales. Simon Joseph Fraser faleceu dois anos depois, deixando seu nome a um município que mais tarde foi rebatizado de Mandaguari, a diversas ruas e avenidas e a um dos mais luxuosos restaurantes de Maringá.

Fonte:Acervo Maringá Histórica / Museu Bacia do Paraná / Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / História é Informação

* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.