• Carregando...
A sede do Ginásio Maringá, na Avenida Tiradentes |
A sede do Ginásio Maringá, na Avenida Tiradentes| Foto:
  • O Ginásio Maringá em obras no início da década de 1950
  • Pe. Cleto Altoé dirigiu a instituição secundária
  • Colégio após as novas obras realizadas durante a década de 1960

A pedra fundamental foi lançada a 9 de setembro de 1951 e, menos de um ano depois, a 10 de maio de 1952 (durante as festividades do 5º aniversário de Maringá), o Ginásio Maringá era inaugurado. Em 23 de agosto de 1954, a direção do estabelecimento de ensino ficou sob a responsabilidade da Mitra de Jacarezinho/PR, que tinha como bispo, na época, Dom Geraldo de Proença Sigaud.

Somente em 9 de dezembro de 1957, o Ginásio Maringá se tornou propriedade da Associação Brasileira de Educação e Cultura (Congregação dos Irmãos Marista). Nesse mesmo ano, Maringá contabilizava outros quatro grandes estabelecimentos de Ensino Secundário: Ginásio Estadual, Ginásio Santa Cruz, Escola Normal Secundária e Escola Normal Regional.

O primeiro a se constituir efetivamente foi o Ginásio Maringá, por meio de uma iniciativa do professor Antero Alfredo Chaves Santos e da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Autorizado a funcionar pela portaria Nº. 842 de 27 de setembro de 1952, o estabelecimento foi erigido pela CMNP e inaugurado naquele mesmo ano.

O professor Antero Alfredo Chaves Santos dirigiu o Ginásio Maringá até 15 de agosto de 1954, quando o mesmo foi comercializado à Mitra Diocesana de Jacarezinho. A partir de então, a direção ficou sob responsabilidade do Padre Cleto Altoé. Ainda passaram pela direção da instituição os professores Nicolau de Barros Balahs, Ruy Alvino Alegretti, Agostinho Veronese, e até 1957, o seu diretor era Dr. Ruy Rebelo Vieira.

O ano de 1963 foi marcado pelo início da construção de sua nova sede, na Avenida Tiradentes com a atual Rua Padre Marcelino Champagnat. O projeto e obra foram coordenados por Ernesto Panini. Em 1969, os cursos mistos disponibilizados eram Pré e Primário, Admissão ao Ginásio, Ginasial, Colegial Científico, Colegial Comercial e Contabilidade.

Atualmente, a primeira sede do Ginásio Maringá está preservada no interior do atual Colégio Marista de Maringá.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Revista Maringá Ilustrada – Agosto de 1957 / Museu Bacia do Paraná / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá

* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]