• Carregando...
A instituição conta atualmente com 15.458 alunos matriculados, dos quais, 4.474 são calouros, incluindo os acadêmicos dos cursos a distância | Assessoria de Imprensa da UEM
A instituição conta atualmente com 15.458 alunos matriculados, dos quais, 4.474 são calouros, incluindo os acadêmicos dos cursos a distância| Foto: Assessoria de Imprensa da UEM

Destaques da programação

* 15 de março - Aula Inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). A partir das 14 horas, no auditório Ney Marques, com Renato Veras

* 16 de março - Aula Magna da Graduação. A partor das 20 horas, no R.U., com Alysson Paulinelli

* 17 de março - Aula Magna da Pós Graduação. A partir das 15 horas, no Auditório do Nupélia, com Luis Manuel Rebelo Fernandes

* 29 de março - Aula Magna do DCE, a partir das 20 horas no R.U., com Marcio Pochmann, Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

* 16 de abril - Aula Magna da Extensão. A partir das 20 horas, no Auditório do PDE, com Emir Sader

A movimentação de estudantes deve ser intensa na segunda-feira (1º), quando começa o ano letivo para os cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A instituição conta atualmente com 15.458 alunos matriculados, dos quais, 4.474 são calouros, incluindo os acadêmicos dos cursos a distância.

Para recepcionar os novos alunos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Pró-Reitoria de Ensino programaram uma série de atividades para o mês de março, com vários convidados ilustres ministrando aulas inaugurais da instituição. A primeira será da Universidade da Terceira Idade (Unati), no dia 15 de março, às 14 horas, no anfiteatro Ney Marques. Renato Veras, diretor da Unati da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fala das experiências do projeto que serviu de base para a criação da Unati da UEM.

Segundo a assessoria de comunicação da universidade, outra presença confirmada é o do ex-ministro da Agricultura do governo Geisel (1974-1979) e secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, Alysson Paulinelli, ministra a aula inaugural da graduação no dia 16, a partir das 20 horas, no Restaurante Universitário. Atualmente tem focado suas atenções à "tecnologia tropical", que busca o desenvolvimento tanto quantitativo como qualitativo de alimentos.

Já o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, ministrará a aula inaugural do DCE, no dia 29 de março, às 20h30. Falará sobre Políticas Econômicas e os Novos Desafios para o Brasil. O local ainda não foi definido. Outra aula magna, agora, da Pós-Graduação, será ministrada por Luis Manuel Rebelo Fernandes, professor de relações Internacionais da PUC/RJ e do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Rio Branco, que forma diplomatas. É fundador e coordenador do Grupo de Política Internacional da Associação nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

O sociólogo e cientista político Emir Sader é outro destaque que a UEM receberá. Pensador de orientação marxista, Sader colabora com publicações nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial do periódico inglês New Left Review. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia e é um dos organizadores do Fórum Social Mundial. A palestra está prevista para o dia 16 de abril, às 20 horas, no Auditório do PDE.

Atividades artísticas

O DCE programou atividades artísticas de 9 a 11 de março, a partir das 23 horas, na Aduem, com destaque para a banda Cachorro Grande, no último dia. Também estão previstas: feira de artesãos de 1º a 12 de março, das 9 às 21 horas, em frente ao Restaurante Universitário; feira de livros novos e usados de 1º a 5 de março, das 9 às 21 horas, em frente ao RU; Tenda da Saúde de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à Biblioteca Central; Hemocentro Móvel dias 3 das 8 ao meio-dia e 11 das 18 às 21 horas, em frente à BCE; Tenda da Conscientização de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à BCE; e Tenda para Coletas de Alimentos de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à BCE.

Além disso, estão na programação a distribuição de mudas de plantas nativas no dia 5 de março, de manhã, no semáforo da Avenida Colombo com a Lauro Werneck; a remoção de focos de dengue no câmpus no dia 3 de manhã; e a coleta de materiais recicláveis também no dia 3 de manhã, com concentração em frente à BCE.

Já a Copa Calourada de Futsal do DCE será realizada de 14 a 26 de março nas quadras abertas. As inscrições devem ser feitas no DCE, bloco 6, de 1º a 12 de março, das 9 às 19h30. Segundo a assessoria de comunicação da UEM, algumas atividades ainda não estão completamente fechadas e serão divulgadas posteriormente, como as palestras, as ações itinerantes aos câmpus regionais e as oficinas culturais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]