Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
desempenho ruim

Mais de mil candidatos zeram em provas do PAS

Mais de 500 estudantes receberam nota zero na redação, enquanto 280 erraram todas as questões de Português. Apesar disso, 82% dos alunos foram aprovados

Mais de mil candidatos que realizaram a primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), zeraram em pelo menos uma das provas. É o que mostra o relatório de desempenho dos candidatos, divulgado nesta quarta-feira (20), assim como o resultado do exame. O PAS é um método de seleção no qual o estudante realiza uma prova ao término de cada série do Ensino Médio. Ao fim das três provas, os estudantes com melhor desempenho terão acesso a 20% das vagas dos cursos da universidade.

Mais de 7% dos estudantes (586, no total) zeraram na redação. Outros 5% (404 alunos) tiveram nota zero na avaliação de língua estrangeira. Houve ainda 281 candidatos (3,5%) que não acertaram nenhuma questão da prova de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Também chama a atenção o caso de 31 alunos que erraram todas as perguntas do teste de Conhecimentos Gerais. No total, houve 1,3 mil provas com pelo menos uma disciplina sem nenhum acerto.

Em entrevista ao site da UEM, o reitor Décio Sperandio classificou como positiva a primeira etapa do PAS e disse que, a partir das próximas fases, os alunos terão mais referência de como funciona o processo seletivo.

82% dos alunos estão na próxima fase

Apesar do desempenho ruim de alguns candidatos, 82% dos mais de 8 mil estudantes que fizeram a prova estão aptos a realizar a segunda etapa do PAS, que deve ocorrer em novembro deste ano. Foram aprovados os alunos que somaram pelo menos 24 pontos na redação e que não zeraram em nenhuma das provas das outras disciplinas.

A maior pontuação geral foi de um aluno de Dracena (SP), que estuda no Colégio Gumercindo Correia de Almeida Gonçalves e somou 253 pontos dos 360 possíveis. A maior nota na redação foi 106, de 120 possíveis. A média do escore dos classificados foi de 131,3 pontos. Clique aqui para acessar as provas.

Esta primeira etapa teve 8 mil inscritos, 350 dos quais (4,36% do total) deixaram de fazer a prova. O teste aconteceu em 29 de novembro, em 15 cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.