• Carregando...

Mais quatro mortes por dengue foram confirmadas na região Centro-oeste do Paraná nesta segunda-feira (25), segundo boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR). Os casos aconteceram em Peabiru e Campo Mourão, aumentando para seis o número de mortes pela doença em todo o Paraná –Peabiru e Paranavaí registraram os primeiros óbitos do ano.

Uma das mortes foi de uma moradora de Peabiru, de 84 anos. A Sesa informou que o óbito foi causado por febre hemorrágica da dengue associada a uma hemorragia digestiva. A idosa teve dores de cabeça, vômito, febre e dores abdominais e, mesmo assim, não procurou atendimento médico e preferiu tomar remédios por conta própria.

"A automedicação pode matar", salientou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, em nota encaminha à imprensa. "Neste caso específico, a idosa tomou AAS 100 mg por quatro dias. O medicamento é totalmente contraindicado para pacientes com suspeita de dengue, pois favorece a hemorragia."

Entre os outros três casos confirmados, o que mais chamou a atenção foi de uma moradora de Campo Mourão, de 31 anos. Foi a primeira morte por dengue no ano de uma pessoa não idosa. Os outros dois casos da doença, adquiridos em Peabiru, foram de uma mulher de 62 anos e um homem de 75 anos.

O coordenador da Sala de Situação da Dengue, Ronaldo Trevisan, explicou que os profissionais de saúde dos prontos atendimentos precisam estar atentos aos sintomas da dengue: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hemorragias, sangramento de mucosas, hipotermia, desconforto respiratório, entre outros. "A possibilidade de pacientes com este quadro evoluírem para a forma grave da doença é grande se não houver tratamento correto", ressaltou.

Números

O boletim também atualizou o número total de casos confirmados em todo o Paraná: foram 5.438 entre agosto de 2012 e esta segunda (25). Além disso, mais dois municípios estão com epidemia de dengue: São João do Caiuá e Engenheiro Beltrão, ambos no Noroeste do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]