• Carregando...

Depois de segundo protesto, prefeitura promete mudanças

Um grupo de moradores voltou a fechar nesta segunda-feira (5) a Rua dos Jasmins, no bairro Jardim Mandacaru, em Maringá, em protesto contra o elevado número de acidentes de trânsito que está ocorrendo no local. O protesto começou às 7h30 e terminou às 9h30, de acordo com a Secretaria dos Transportes de Maringá (Setran). A primeira manifestação aconteceu no sábado (3), quando os moradores interromperam o fluxo de veículos com pedras, galhos e pneus queimados.

A Polícia Militar esteve no local nesta segunda, mas informou que a ocorrência era de responsabilidade da Setran. De acordo com o órgão municipal, os moradores usaram faixas, nas quais pediam mais responsabilidade dos motoristas, para fechar a via. Houve cerca de 20 manifestantes.

Eles reclamam do alto número de acidentes da região, em especial no cruzamento entre as ruas Jasmins e Luiz Andrade. No sábado (4), dois carros bateram na interligação das vias. Na sexta (3), um veículo derrubou o muro da casa de um morador e quase invadiu a residência.

"Acontece muito acidente por aqui. É um atrás do outro. Os motoristas passam muito rápido. Outro dia uma mulher bateu em um motoqueiro e passou na frente da minha casa a pelo menos 80 km/h", diz a dona de casa Nivea Campanini Delefratti, 32 anos.

"O pior de tudo é que aqui era um bairro residencial e tranquilo. Agora, além dos acidentes, tem muito barulho de carro. Tenho uma vizinha que construiu um sobrado, pensando em ficar sossegada, e agora quer se mudar", acrescenta a moradora.

Promessa de mudanças

O diretor de sistema viário da Setran, Gilberto Purpur, reconhece a gravidade da situação. Segundo ele, o problema principal é a postura dos motoristas, que ultrapassam o limite de velocidade (40 km/h) e, com frequência, desrespeitam a sinalização. "A preferencial era na Rua Luiz Andrade e há pouco tempo mudou para a Rua dos Jasmins. E os motoristas ainda não de acostumaram com essa troca."

Ele afirma que a Setran apoia o protesto dos moradores e que o órgão estuda a execução de melhorias na via, como o estreitamento da pista ou a construção de chincane (obra viária que consiste em duas curvas próximas, em formato semelhante a um S, usada para induzir a redução de velocidade). Purpur diz que as reformas serão iniciadas ainda nesta semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]