• Carregando...

O homem disse à polícia que foi contratado para levar a droga da região Oeste até Londrina

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) prendeu, na noite de quinta-feira (15), em Floresta, um homem transportando 51,6 quilos de crack no fundo falso de um carro. Trata-se, de acordo com a Comunicação Social da PRE, da maior apreensão da droga neste ano no Paraná. O motorista informou que ia de Santa Terezinha de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu, a Londrina, onde entregaria o entorpecente a um desconhecido.

O flagrante foi feito às 22h10, no quilômetro 140 da PR-317, que pertence ao município de Floresta, a cerca de 30 quilômetros de Maringá. Os policiais descobriram a droga durante uma abordagem de rotina. "O motorista estava muito nervoso, o que causou desconfiança e motivou uma vistoria minuciosa", diz o sargento Cláudio Rafaelli, comunicação social da 4ª Cia da PRE.

A droga estava dividida em 50 tabeletes, colocados no porta-malas do veículo (um Ômega com placa de Foz do Iguaçu), que tinha um fundo falso. O sargento diz que seria possível transformar a droga em cerca de 250 mil pedras. Como cada pedra é vendida por cerca de R$ 10, o montante obtido com o comércio da droga chegaria próximo a R$ 2,5 milhões.

A droga e o homem, que se chama Jonas Lohann e tem 25 anos, foram encaminhados para a delegacia de Maringá

Apreensões disparam em Maringá

O tráfico de crack está crescendo e substituindo o comércio de outras drogas em Maringá. É o que mostra um balanço divulgado pela Polícia Militar no início deste mês. O número de pedras da droga apreendidas pela PM neste ano cresceu 83,5% na comparação com os primeiros meses do ano passado: 10,4 mil apreensões contra 5,7 mil.

O volume de maconha apreendida, por outro lado, caiu de 77,4 quilos no ano passado para 3 quilos neste ano. O tenente Alexandro Gomes, da Comunicação Social da PM, ressalva que esse índice pode subir nos próximos meses e superar o de 2009, mas reconhece que o crack vem tomando o espaço de outras drogas. "O crack é uma droga mais forte, e o preço é o mesmo [que o da maconha]. Então há uma migração".

Ele acrescenta que o combate ao tráfico do entorpecente também está se intensificando. "O aumento do tráfico de crack é uma realidade. E o combate a esse tipo de crime está cada vez mais forte. Nossos dados mostram isso."

Gomes diz que a participação da população é fundamental no combate a esse crime. "O serviço de Narcodenúncia [cujo contato telefônico se dá pelo número 181] tem trazido resultados muito positivos. É a população denunciando o que vê, de forma anônima e segura. Isso nos ajuda muito", diz o tenente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]