• Carregando...
  • Brincadeira e irreverência durante a manhã no Parque do Ingá
  • Apesar do calor, as sombras das ávores do parque ajudaram as corredoras a se refrescar

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com a realização da "II Corrida Da Mulher", na manhã deste domingo (8), em Maringá. Cerca de 300 mulheres participaram em três categorias: 3 mil metros, 6 mil metros e 9 mil metros. Além das participantes, muitas pessoas acordaram cedo para assistir às voltas ao redor do Parque do Ingá. A competição é a segunda do Brasil dedicada exclusivamente às mulheres.

"A intenção da corrida é dar um destaque maior para as mulheres, que já se destacam em vários outros campos da sociedade", explicou Lauri Cesar Bittencourt, presidente da Associação de Atletismo de Maringá. "A corrida é mais um momento especial para elas colocarem em prática esse treinamento de todos os dias, nos parques, bosques ou academias", disse ele. Bittencourt disse que a competição estimula as práticas esportivas e a saúde preventiva.

Embora o regulamento deixasse claro que apenas mulheres poderiam competir, um grupo de quinze homens deu um jeitinho e abriu espaço para brincadeira. Eles se vestiram com roupas femininas e integraram um pelotão todo especial. "A ideia é falar para a mulherada que fazemos de tudo para ficar perto delas", explicou Luiz Antonio Franco, idealizador da brincadeira. No final de tudo ainda foram obrigados a admitir. "Isso só prova que elas estão mais preparadas", disse Franco, enquanto esperava sua esposa terminar a prova.

As campeãs

Trinta e cinco minutos e vinte e dois segundos foi o tempo que Francieli Maria da Silva, de Astorga, precisou para dar três voltas ao redor do Parque do Ingá e vencer a categoria de 9 km. Entre as vencedoras, ela é a única que não mora em Maringá. "Emocionante", disse ela ainda ofegante na linha de chegada. Francieli contou que treina três horas por dia e já tem no currículo competições internacionais, na China e no Peru. Em segundo lugar, com 39"04, chegou Edna Lucia Martins Associação dos Corredores de Rua de Maringá (Acorremar), e em terceiro, Ana Lucia Menezes, da Academia Fitness, com 44"41.

No percurso de seis mil metros a vencedora foi Drielly Aparecida Nunes de Souza, que representa a Associação de Atletismo de Maringá. Drielly explicou que treina há seis anos e meio, duas horas e meia por dia. Ela já venceu outras provas em competições realizadas no Paraná e ficou em quinto lugar nos 1,5 mil metros do Campeonato Brasileiro de Atletismo de Menores, realizado em Praia Grande, São Paulo, em 2008. Na segunda colocação ficou Maria Madalena Belarmino, representando a Unimed, e em terceiro Rute Manuela, da Academia Físico e Forma.

Na categoria de três mil metros venceu Tainara Carolina Valenzuela, de Maringá. Ela, que terminou a volta em 11 minutos e 58 segundos, contou que treina duas vezes por dia, todos os dias da semana. Não esperava ganhar, mas sabia que conseguiria chegar entre as primeiras. " É muito bom ganhar na minha cidade", disse Tainara. A atleta Carolina Martins (Acorremar) chegou em segundo lugar na categoria, e Terezinha Aparecida Guilhermina em terceiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]