• Carregando...
Em Maringá, 96% da população já foi recenseada, índice que poderia ter sido alcançado há dias se não fossem os problemas para localizar algumas famílias | Fábio Dias - Gazeta do Povo
Em Maringá, 96% da população já foi recenseada, índice que poderia ter sido alcançado há dias se não fossem os problemas para localizar algumas famílias| Foto: Fábio Dias - Gazeta do Povo

Principais dúvidas

- Pela legislação, o cidadão é obrigado a responder o censo?

Sim. A Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, obriga a prestação de informações estatísticas e a recusa pode gerar multa e até 10 vezes o maior salário mínimo vigente

- Como identificar o recenseador?

O recenseador do IBGE veste o colete azul do órgão e porta um computador de mão com o logo do IBGE. O morador também pode confirmar o nome e o número da matrícula do pesquisador ligando gratuitamente para o número 0800 721 8181 ou consultando o site do IBGE (www.ibge.gov.br/censo2010)

- O morador pode responder pela internet?

Sim. Mas para isso, é preciso a visita de um recenseador, que vai entregar um envelope com o código de acesso e o endereço eletrônico.

- O recenseador precisa entrar em casa?

Não. As respostas ao recenseador podem ser feitas do lado de fora de casa ou em outro lugar, em qualquer dia e horário.

- Quem não respondeu o censo e quer participar deve fazer o que?

Se você não recebeu a visita de um recenseador ou um comunicado pedindo para marcar uma visita, aguarde. A coleta de dados pode ser feita até o fim deste mês. Caso tenha recebido a carta com os telefones, basta fazer contato e marcar a entrevista.

Acompanhamento da coleta de dados*

- Curitiba

População estimada: 1.851.215

População recenseada: 1.507.735 (81%)

Média de moradores por domicílio: 3,05

Domicílios estimados: 560.974

Domicílios recenseados: 495.057 (88%)

- Londrina

População estimada: 510.707

População recenseada: 472.450 (93%)

Média de moradores por domicílio: 3,08

Domicílios estimados: 154.760

Domicílios recenseados: 153.187 (99%)

- Maringá

População estimada: 335.511

População recenseada: 322.654 (96%)

Média de moradores por domicílio: 3,06

Domicílios estimados: 101.670

Domicílios recenseados: 105.431 (104%)

- Foz do Iguaçu

População estimada: 325.137

População recenseada: 236.560 (73%)

Média de moradores por domicílio: 3,25

Domicílios estimados: 98.526

Domicílios recenseados: 72.891 (74%)

- Ponta Grossa

População estimada: 314.681

População recenseada: 286.093 (91%)

Média de moradores por domicílio: 3,30

Domicílios estimados: 95.358

Domicílios recenseados: 86.675 (91%)

*Até 12 de outubro

Com 90% da população recenseada no Paraná, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está enfrentando dificuldades para finalizar a coleta de dados. Além de não conseguir encontrar os moradores na residência, também há alguns casos de pessoas que se recusam a responder o Censo.

Segundo o chefe do IBGE no Paraná, Sinval dos Santos, a ausência dos moradores tem prejudicado o trabalho em diversos municípios do estado. "São pessoas que trabalham o dia inteiro fora. Por isso, nossas equipes estão visitando as casas inclusive nos feriados e finais de semana", explica.

Em Maringá, 96% da população já foi recenseada, índice que poderia ter sido alcançado há dias se não fossem os problemas para localizar algumas famílias. Segundo a coordenadora de subárea do Censo no município, Sônia Calixto Gomes, vários domicílios chegaram a ser visitados mais de cinco vezes. "A dificuldade tem sido bem maior este ano. Nós tivemos o caso de recenseadores que foram até uma mesma casa pela manhã, à tarde e até as 11 da noite, mas os donos não foram encontrados", afirma. Para achar os moradores e agilizar a coleta, vários recenseadores trabalharam durante o feriado prolongado de 12 de outubro. Deise Schneider Pereira é uma delas, e já perdeu as contas de quantos recados foram deixados nas residências de Maringá. "Quando não encontramos os moradores, deixamos um bilhete com alguns telefones de contato, pedindo para marcar o melhor horário para entrevista. Mesmo assim, muitos não colaboram."

IBGE não deve punir

Em várias cidades, moradores se recusaram a atender os recenseadores. Segundo a Lei nº 5.564, de 14 de novembro de 1968, a não prestação de informações nos prazos fixados gera multa de até 10 vezes o maior salário mínimo vigente no país.Mesmo respaldado pela legislação, o IBGE não pretende aplicar punições no Paraná.

"Até este momento, não trabalhamos com a hipótese de aplicar multas. Nosso objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância do Censo. É com base nos dados repassados ao IBGE que os governos vão saber onde devem investir", ressaltou o chefe estadual do instituto. Caso os moradores não tenham sido recenseados até o fim deste mês, Santos explicou que o IBGE vai adotar a mesma metodologia aplicada em diversos países. "Vamos arbitrar para o município a média da população."

Quase 10 milhões de pessoas já foram recenseadas no Paraná

No Paraná, 90% da população - ou 9,6 milhões de pessoas - já foram recenseadas, com 3 milhões de residências, o que equivale a 94% das casas habitadas. A coleta foi encerrada em 133 municípios (33%). Já no Brasil, 172,6 milhões pessoas (90% da população) já fazem parte dos dados do Censo, com 51,8 milhões (89%) das residências ocupadas.

Acompanhamento do IBGE aponta que os menores índices de moradores recenseados estão na Região Metropolitana de Curitiba. Em quatro cidades, o índice está entre abaixo dos 80%. É o caso de Tunas do Paraná (71%), Rio Branco do Sul (73%), Bocaiúva do Sul (78%) e São José dos Pinhais (79%).

Resultados semelhantes foram encontrados em Tuneiras do Oeste (78%), no Noroeste paranaense; Grandes Rios (70%) e Boa Ventura de São Roque (79%), na região central; e em Foz do Iguaçu (73%), no oeste. No caso de Foz, o IBGE alega que a média dos dados coletados está semelhante à dos outros municípios paranaenses, ou seja, chegou ao patamar de 90%.

Segundo o Coordenador de Sub-área do IBGE na cidade, José Carlos Koeche, o trabalho não está atrasado. Ele explicou que essa impressão existe porque o número de moradores visitados não deve alcançar a estimativa populacional projetada anteriormente com base nos censos anteriores, ou seja, 325 mil. "O índice de crescimento dos anos 90 era bem maior que dos anos 2000", diz.

Cerca de 60 recenseadores ainda estão nas ruas da cidade. Uma das dificuldades é encontrar em casa moradores que trabalham no Paraguai e na Argentina. Para isso, pesquisadores estão colhendo dados no sábado e domingo. No total, cerca de 5 mil residências ainda precisam ser visitadas na cidade. Dessas, pelo menos 3 mil já foram abordadas uma vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]