Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Oi é empresa que mais recebeu reclamações no Procon em 2011

Outras quatro empresas de telefonia estão na lista das dez que mais receberam queixas no órgão municipal. Setor financeiro responde por um quarto de todas as reclamações

A empresa de telefonia Oi Brasil Telecom foi a líder de reclamações no Procon de Maringá no ano passado. No total, foram 2.402 queixas contra a operadora, o que representa 10% do total de 23.231 atendimentos realizados pelo órgão no período. Os dados foram divulgados no final da tarde de terça-feira (14).

Outras quatro empresas de telefonia estão na lista das dez que mais somaram reclamações no ano passado: em segundo lugar TIM Sul (com 1.773 reclamações); em quarto lugar, Claro (1.208); em sétimo lugar, Vivo (401); e em oitavo lugar GVT, (364).

Além da telefonia, o setor financeiro foi outro que deixou muitos maringaenses insatisfeitos no ano passado. A soma das queixas sobre cartões de crédito, bancos e problemas financeiros totalizam 6.031 atendimentos.

Com esse volume de queixas, o setor financeiro responde por um quarto do total de reclamações registradas no órgão municipal. As empresas Itaucard, BV Financeira,Itau Unibanco, Santander e Panamericano estão entre as dez empresas que deixaram os maringaenses mais insatisfeitos (veja ranking no box ao lado).

A Gazeta Maringá entrou em contato com oito das empresas listadas pelo Procon de Maringá. Até as 12h45, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Tim Sul e da Vivo.

Até este mesmo horário, o Banco Panamericano afirmou que já atua na revisão e melhoria dos processos internos da empresa. Já a BV Financeira não quis se pronunciar sobre o caso.

A assessoria de imprensa do Itaucard e do Banco Itaú Unibanco esclareceu que as demandas que foram classificadas como efetivas e acabaram sendo entendidas como procedentes pelo órgão, representaram apenas 3% de todos os casos classificados como reclamação. "Em 2011, a instituição resolveu 97% das demandas consensualmente e em fase preliminar, o que demonstra nosso respeito e cuidado com os consumidores que decidem buscar apoio em um órgão de Defesa do Consumidor. Entendemos que a liderança entre os bancos privados e no setor de cartões de crédito aumenta nossa responsabilidade para a cada dia mais, aprimorar nossos diversos canais de atendimento", afirmou em nota.

A Claro e a Oi informaram que investem continuamente na melhoria dos serviços prestados e no atendimento de seus clientes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.